você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Matéria sobre Conectiva Linux no site DistroWatch

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Setembro de 2004

O Site DistroWatch publicou uma matéria bem interessante sobre a Conectiva, que na minha opinião faz justiça a muitas das importantes contribuições feitas pela empresa ao mundo do software livre.

Acompanho há muitos anos o trabalho do pessoal da Conectiva e só posso parabenizar o trabalho realizado em termos éticos e técnicos tanto na empresa quanto na Revista do Linux, que sempre ofereceu espaço a todos sem distinção.

A seguir, o texto publicado, em sua tradução para o português. O texto original em inglês pode ser conferido no site DistroWatch


Conectiva Linux

© Fonte: DistroWatch

O site distroWatch recomenda Conectiva Linux a todos

Nesta semana, a Conectiva, principal empresa de serviços e soluções Linux na América Latina, recebeu elogios do reconhecido site "distroWatch.com" pelo seu desempenho em nove anos de vida dedicados ao desenvolvimento do software livre. O site sugere aos usuários que experimentem o Conectiva Linux 10 e o Live CD Beta, destaca as personalidades proeminentes do mundo Linux que trabalham na Conectiva ou já passaram por lá, e comenta ações positivas da empresa, como a liberação de todo o seu software sob a GLP, os downloads gratuitos para atualizações do sistema, entre outras realizações.

Veja aqui o texto na íntegra traduzido: A Conectiva comemorou seu nono aniversário no último sábado. Fundada em 1995 por um grupo de pessoas em Curitiba PR - Brasil, a distribuição não é extensamente usada fora da América Latina, entretanto é uma das principais distribuições Linux, digna de atenção.

Por que o Conectiva Linux é uma distribuição interessante? Primeiramente, a Conectiva tem sido uma apoiadora entusiasta do Software Livre desde o começo de sua existência. A companhia também já empregou diversas personalidades proeminentes do mundo do software livre, entre elas Marcelo Tosatti, mantenedor atual da série 2.4 do kernel, Alfredo Kojima, o principal desenvolvedor do WindowMaker, e Everaldo Coelho, designer do tema de ícones, amplamente utilizado, Conectiva Crystal.

A empresa é também reconhecida pelo desenvolvimento do APT para RPM, interface da Debian para gerenciamento de pacotes RPM, e também o Synaptic, um gerenciador RPM com interface gráfica.

Vale a pena comentar que, ao contrário de muitas outras companhias comerciais, a Conectiva sempre liberou todo o seu software sob a GPL.

O Conectiva Linux 10 foi disponibilizado em Julho de 2004 e está disponível gratuitamente para download nos mirrors oficiais.

As novas versões da distribuição da Conectiva são lançadas a cada ano. Ela não tem uma atualização tão freqüente quanto outras distribuições, mas os que desejam ter as versões em desenvolvimento dos principais softwares podem fazê-lo facilmente. Isso porque a Conectiva mantém um repositório de desenvolvimento chamado de "Snapshot", o qual é atualizado freqüentemente.

Além de português, a distribuição também suporta espanhol e inglês.

Na próxima vez que desejar instalar uma nova distribuição, experimente o Conectiva Linux 10 - você não ficará desapontado. Outra opção é usar umas das versões 'live' que a empresa também disponibiliza.

Conectiva Linux 10 - uma grande distribuição, não só para Brasileiros.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script