você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Mambo Server agora totalmente em português

Colaboração: Paulino Michelazzo

Data de Publicação: 07 de Setembro de 2006

Comunidade do portal oficial brasileiro disponibiliza em duas versões diferentes o cms mais premiado do mundo totalmente em português do Brasil. Junto com elas, mais seis componentes no mesmo idioma e dois novos sites de informações.

o mambo server é considerado o mais premiado cms (content management system - sistema de gerenciamento de conteúdo) de todos os tempos. em seus seis anos de vida, tornou-se um produto robusto, eficiente e melhor a cada versão mas não deixando suas principais características de lado: ser baseado em software livre e totalmente gratuito. a cada dia mais empresas, universidades, organizações, governos e pessoas utilizam o mambo em todo o planeta para o gerenciamento de websites dos mais variados tamanhos e finalidades, provando assim sua flexibilidade para atender quaisquer necessidades de negócios ou pessoais.

mas existia uma lacuna grande para o mercado brasileiro que era a falta de uma versão em português do brasil. abandonada há pouco mais de um ano, o portal no ritmo do mambo retoma seu desenvolvimento com novo layout, novas cores, nova documentação e principalmente uma nova forma de tradução que não interfere na compatibilidade com as versões originais. assim nasce o mambo do brasil.

"precisávamos de uma versão estável em nosso idioma para atender as demandas existentes de migração centenas de websites. muitos destes ficaram sem atualização por muito tempo devido a problemas na tradução que não mais irão ocorrer com esta versão", explica paulino michelazzo, um dos diretores mundiais da mambo foundation e responsável pelo mambo no brasil.

mambo do brasil

Disponível em duas versões (com mais duas programadas até o final do ano), o mambo do brasil é uma customização da última versão estável da série 4.5x onde tanto a parte administrativa quanto a interface com o usuário são em português do brasil, ou seja, um produto totalmente localizado para as necessidades dos usuários e empresas brasileiras. além disso, correções de segurança e upgrades foram incorporados para facilitar a instalação e uso do mambo.

Suas duas versões iniciais possuem públicos distintos. uma voltada à administradores de sistemas e webmasters que desejam uma versão "light" para instalação básica com o intuito de ter manter toda a customização em suas mãos, e outra voltada ao usuário final que contém, além do mambo, diversos componentes e aplicativos já instalados, fazendo desta a versão ideal para aqueles que estão começando com o cms e desejam conhecer todas as suas potencialidades.

Junto com estas duas versões já estão agendadas mais duas que serão lançadas até o final do ano: windows e desenvolvedor. da mesma forma que as versões iniciais, estas possuem características próprias para usuários específicos.

Novas ferramentas para a comunidade

Paralelamente ao lançamento do mambo do brasil, estão disponíveis duas ferramentas para a comunidade que se completam; um fórum de discussões (http://www.noritmodomambo.org/forum) sobre mambo server (incluíndo o mambo do brasil) e o wiki de documentação (http://www.noritmodomambo.org/docs). a primeira integra a comunidade e abre um canal de comunicação e troca de informações entre os diversos usuários do mambo enquanto o wiki de documentação é uma plataforma colaborativa para criação e armazenamento de documentos, disponibilizando desde simples tutoriais até a documentação oficial em português do brasil.

Aplicativos em português

finalmente, na mesma data de lançamento do mambo do brasil foram liberados mais seis componentes também traduzidos, trazendo assim mais opções para os usuários brasileiros. dentre eles estão uma ferramenta de backup de sites mambo (ape backup), um gerenciador de arquivos (docman) e também um navegador de arquivos (joomlaxplorer) para o gerenciamento de arquivos no servidor.

Futuro chegando

Em trinta dias mais novidades estão chegando. com o lançamento oficial da versão 4.6 do mambo, a comunidade brasileira já se empenha na sua tradução pretendendo lançar em conjunto a versão mambo do brasil 4.6. além disso, diversos componentes estão sendo traduzidos ou localizados para nosso idioma.

Para fazer o donwload da versão e conhecer mais sobre o Mambo do Brasil, acesse o site oficial em http://www.mambodobrasil.com.br


O Linux será enterrado?

Fonte: Notícias Linux

"O UNIX da Apple (sabe-se lá como será chamado até lá) ultrapassará as distribuições Linux comerciais em taxa de crescimento de receita até o fim de 2007. Pela metade de 2008, as vendas de sistemas Apple com UNIX da Apple instalado de fábrica irá exceder o total combinado de vendas de sistemas x86 vindos de fábrica com alguma distribuição Linux comercial. Ao final da década, descobriremos que o UNIX da Apple ultrapassou os distribuições Linux comerciais como a segunda mais popular plataforma de computação para cliente e servidor. Agora antes que alguém enlouqueça, entenda o que estou dizendo: a Apple não vai vencer ou mesmo travar uma guerra religiosa com o Linux. O mercado trará as essas mudanças a que me refiro."

Confira o artigo de Tom Yager em: http://www.infoworld.com/article/06/08/29/36OPcurve_1.html

Leia também: http://www.meiobit.com/arq/008471.html

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1156995776.html#comentarios



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Paulino Michelazzo

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script