você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Mail Abuse Prevention System

Colaboração: Jozeph Brasil

Data de Publicação: 26 de Maio de 2003

Em virtude da carência de repressão e combate ao SPAM no Brasil, uma vez que a maioria dos sites que o fazem não são brasileiros, tivemos a iniciativa de criar o primeiro MAPS (Mail Abuse Prevention System) do país, o qual carinhosamente batizamos de Projeto ORBL (Open Relay Black List).

É de nosso conhecimento muitas reclamações de usuários que utilizam estes recursos de prevenção e não tem um suporte adequado. Um exemplo bem prático disso foi posto em discussão há poucos meses em uma lista (não lembro qual), onde comentavam sobre uma empresa que utilizava os serviços TELEMAR de conexão rápida e estava sendo prejudicada. O administrador já teria entrado em contato por várias vezes com os responsáveis pelo site que estava realizando o bloqueio e mesmo explicando sua situação, teve uma simples pedido de remoção de IP negado, uma vez que estes sites que combatem SPAM não tem conhecimento de como são comercializados os produtos Internet em nosso país e muitos deles chegam a "banir", injustamente, classes C inteiras sem analisar caso-a-caso. Hoje existem diversas empresas ligadas à Internet atavés desses serviços com endereço IP fixo, por tanto, não podemos generalizar esses bloqueios, pois estariamos prejudicando pessoas que também repugiam o SPAM e podem ajudar no combate denunciando.

Inicialmente o Projeto ORBL visa apenas o bloqueio de servidores com OpenRelay, mas hoje, devido ao grande número de solicitações, estamos estudando a possibilidade de expandir o serviço de denúncia, o qual iremos, dentro de preve, aceitar não somente denúncias de OpenRelay, mas também denúncias de SPAM.

Estamos tentando elaborar uma ferramenta prática para tal e pra isso precisamos de sugestões dos usuários. Gostariamos de saber opiniões diversas e sugestões para criação desse novo recurso. Devemos adotar o mesmo padrão dos demais sites ou criar uma proposta inovadora? Não deixem de colaborar com este Projeto!

Mais informações sobre o Projeto ORBL no site: http://www.globalmedia.com.br/orbl/. Sugestões poderão ser enviadas para: <projeto-orbl (a) globalmedia com br>.

Atenciosamente, Equipe Projeto ORBL



Veja a relação completa dos artigos de Jozeph Brasil

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script