você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Linguagem Brasileira Lua selecionada para a III History of Programming Languages Conference (HOPL III)

Colaboração: Frederico Palma

Data de Publicação: 02 de Junho de 2007

Criada na PUC-Rio, Lua representa o Brasil entre as 12 linguagens selecionadas para evento que ocorre a cada 15 anos

A linguagem brasileira Lua, criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, participará da terceira edição da conferência History of Programming Languages Conference (HOPL), no dia 9 de junho, em São Diego, na Califórnia.

O evento, que ocorre a cada 15 anos, seleciona apenas algumas linguagens de programação, consideradas relevantes para a ciência da computação. Este ano, 12 linguagens foram selecionadas para participar do HOPL.

Criada em 1993, a Lua é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida em um país fora do Primeiro Mundo .

Totalmente desenvolvida no Brasil, 90% dos usuários da Lua estão no exterior. Com código aberto, a linguagem está entre as 25 mais populares da internet, de acordo com o índice Tiobe.

Utilizada por grandes companhias, como a Microsoft, Intel, Philips, Disney e NASA, a Lua também é popular no universo dos games, e está presente no The Sims e World of Warcraft (Wow), entre outros.

No Brasil, a linguagem ainda está em fase de popularização. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) adotou a Lua para suporte aos estudos de Modelagem Ambiental.

Os professores Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, junto ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Luiz Henrique de Figueiredo, são os responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem.

Sobre a linguagem Lua

Lua é uma linguagem de programação poderosa e leve, projetada para estender aplicações. Lua também é frequentemente usada como uma linguagem de propósito geral. Lua é software livre de código aberto.

Página oficial

History of Programming Languages Conferece (HOPL-III) San Diego, California, June 9-10, 2007


III Jornada de Linux de Maringá - JOLIM

Colaboração: André Noel

Jornada Linux de Maringá[1] é um evento idealizado pelo Grupo PET Informática da Universidade Estadual de Maringá. A idéia surgiu tendo em vista o grande crescimento que o sistema operacional Linux está tendo nos últimos tempos e levando em consideração a proposta de migração das máquinas do departamento para o Linux.

Este ano estará acontecendo a 3ª edição entre os dias 13 a 16 de junho e contará com a presença do Julio Cezar Neves, que ministrará um mini-curso e uma palestra.

Confira a programação[2] e os mini-cursos[3].

As inscrições[4] para o evento estão R$10,00 para acadêmicos da UEM e R$15,00 para os demais.

[1] http://www.din.uem.br/jolim/ [2] http://www.din.uem.br/jolim/programacao.php [3] http://www.din.uem.br/jolim/minicursos.php [4] http://www.din.uem.br/jolim/inscricao.php

Fonte: [http://andrenoel.com.br/index.php/2007/05/29/iii-jornada-de-linux-de-maringa-jolim/]



Veja a relação completa dos artigos de Frederico Palma

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script