você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Limpeza Arquivo inetd.conf

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 01 de Julho de 1998

A maioria dos sistemas Unix vem configurada disponibilizando a maior parte dos serviços. Dependendo da finalidade da sua estação de trabalho uma grande parte dos processos ativados por default não são necessários.

O arquivo /etc/inetd.conf contém uma lista de processos que são ativados sob demanda pelo daemon inetd (Internet Daemon). Vale a pena analisar este arquivo para verificar da real necessidade dos serviços listados neste arquivo ficarem disponíveis.

Outra razão é a segurança. Se a máquina é um desktop e seu usuário não acompanha listas de segurança, o mais provável é que problemas de segurança com qualquer dos daemons ativados pelo inetd não serão corrigidos.

Em alguns casos, recomenda-se até mesmo a remoção do arquivo /etc/inetd.conf, desabilitando todos os serviços por ele ativados. Um caso em que se pode fazer isto é quando se tem um servidor que funciona exclusivamente como servidor Web.

Dos daemons ativados através do daemon inetd, segue uma lista de processos que podem ser desativados sem maiores problemas:

  finger
  uucp
  http
  bootp
  dhcp_bootp
  tftp
  ntalk
  walld

Além destes podem existir outros, mas cada caso é um caso :)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script