você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

LibreOffice para Raspberry PI

Colaboração: Eliane Domingos de Sousa

Data de Publicação: 20 de dezembro de 2012

A suite office livre roda inteira no computador de tamanho de um cartão de crédito desenvolvido pela Fundação Raspberry Pi

Cambridge (Reino Unido) e Berlim (Alemanha), 17 de dezembro de 2012 - A fundação Raspberry Pi (http://www.raspberrypi.org/) e a Document Foundation (http://www.documentfoundation.org/) anunciam a disponibilidade da versão completa do LibreOffice (http://www.libreoffice.org/) no computador do tamanho de um cartão de crédito, criado com a propósito de ensinar computação básica nas escolas. O Raspberry Pi é um pequeno PC que se liga na TV e num teclado e pode fazer quase tudo que um PC de mesa faz, tal como planilhas, edição de textos e jogos.

O LibreOffice é a primeira suíte office a rodar num computador PC de 40 dólares, sem nenhum comprometimento de recursos e de desempenho. O LibreOffice foi transportado para a arquitetura ARM por vários colaboradores, da Canonical, Debian e Red Hat, e foi empacotado para o Raspberry Pi por Rene Engelhard como parte de seu trabalho como mantenedor do LibreOffice para o Debian.

A disponibilidade do LibreOffice, a melhor suíte office livre já criada, no Raspberry Pi o PC mais em conta já criado, destinado a entusiastas de hardware e software e para escolas é muito importante para a Document Foundation, por que contribui para o crescimento da marca em segmentos chave do mercado , comentou Bjoern Michaelsen, um desenvolvedor da Canonical e suplente do Conselho de Administração da Document Foundation.

Estou impressionado em saber que o time do LibreOffice não precisou mudar nada no código para compilar e rodar suavemente no Raspberry Pi , afirmou Eben Upton da fundação Raspberry Pi. É também muito bom ter uma suíte office completa disponível na Pi Store no lançamento, fazendo com que mais e mais pessoas saibam do potencial deste dispositivo .

O LibreOffice está disponível na Pi Store (http://store.raspberrypi.com/), descrita aqui: http://www.raspberrypi.org/archives/2768 (incluindo instruções para instalação ). O press-release da A fundação Raspberry Pi está neste endereço: http://blog.indiecity.com/?page_id=2269. Sobre o Raspberry Pi

O Raspberry Pi é um computador minúsculo, projetado para caber no bolso e barato o bastante para ser comprado com uma mesada. Foi desenvolvido pela fundação sem fins lucrativos Raspberry Pi em Cambridge para ajudar as crianças a se envolverem com a programação de computadores, e ganhou dezenas de prêmios no seu primeiro ano de lançamento. Mais informações em http://www.raspberrypi.org. Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em março de 2012, a TDF tem 140 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2012/12/17/libreoffice-runs-on-the-raspberry-pi



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Eliane Domingos de Sousa

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script