você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

LER/DORT Lesão por esforço repetitivo

Colaboração: Joaquim Pires da Silva Filho

Data de Publicação: 13 de dezembro de 2013

O conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo recebe o nome de LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Ela envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças. A LER e seus sintomas são conhecidos a mais de um século, mas foi a partir da década de 1990 que se tornou mais frequente, sobretudo pelo uso intensivo de computadores em algumas profissões.

Fonte: Cymru Chiropractic

A prevenção da LER começa na observação do seu dia a dia. Antes de qualquer atividade intensa e repetitiva faça alongamentos, e outros exercícios para trabalhar cada região corporal. Isso acelerará a circulação sanguínea e aumentará a quantidade de oxigênio disponível para os músculos fazerem seu trabalho. Sobretudo em baixas temperaturas ou antes das práticas esportivas, é ainda mais importante fazer alongamentos e aquecimentos.

Faça exercícios para fortalecer os músculos que serão mais exigidos. Além de facilitar o desempenho da atividade, você estará prevenindo o desgaste prematuro da região.< br />

Tenha em mente que você tem apenas um corpo. Assim, pratique as medidas preventivas em todos os locais que você frequenta e que necessitam de esforço repetitivo.

Se o seu local de trabalho não for propício, incentive o seu empregador para as práticas preventivas. Mostre para ele que um local ergonomicamente preparando para o trabalho e ações preventivas, tal como o rodízio de atividades ou pausas para alongamentos ou exercícios durante o trabalho, podem aumentar a eficiência do grupo e prevenir baixas no quadro funcional.

Para saber mais a respeito de LER/DOR

Cartilha da UFPR sobre LER com dicas e exercícios

Vídeos:

Um abraço e até breve!

Referências

  • ABOUT. Research Resources for a Business Lesson Plan on Ergonomics. Disponível em: {http://presentationsoft.about.com/od/classrooms/a/ergo_lesson_all_2.htm}. Acesso em: Abr. 2010.
  • COUTO, Hudson Araújo. Saúde e Trabalho. Editora Asta Médica, s.d.
  • MENDES, René. Patologia do Trabalho. Editora Atheneu, Rio de Janeiro, 1995.
  • PITANGUY, Valéria. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho(DORT) ou Lesões por Esforços Repetitivos(LER). Apostila do Curso de Graduação e Terapia Ocupacional, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, mimeografado. Belo Horizonte, FCMMG, 2d.
  • WIKIPEDIA. Lesão por esforço repetitivo. Disponível em: {http://pt.wikipedia.org/wiki/Les%C3%A3o_por_esfor%C3%A7o_repetitivo}. Acesso em: Abr. 2010
O autor é especialista em Gerência de projetos de TI, e mantém um site de Educação a Distância no endereço: http://www.espacotech.com


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Joaquim Pires da Silva Filho

Opinião dos Leitores

Joaquim Pires
13 Dez 2013, 12:00
Legal! Vou testar.
Andson Gomes
13 Dez 2013, 11:56
Esqueci de citar o endereço. http://www.workrave.org
Andson Gomes
13 Dez 2013, 11:54
Há um excelente aplicativo livre para prevenir e controlar a LER/DORT chamado Workrave.

Em 2005, eu fazia pós em Administração de Redes Linux na UFLA, e no curso, há disciplinas que temos de praticar muito a elaboração de scripts e configurações. Devido a isso, minha ler piorou bastante. As dores eram muito fortes, irradiando do tríceps para as mãos, de ambos os braços.

Graças a este software, que me lembrava de hora em hora a fazer os exercícios, que eram exibidos na tela, consegui controlar minha LER/DORT e escapei da aposentadoria precoce.

Esse apĺicativo está disponível no repositório APT do Debian, Ubuntu e outros, e no YUM do Fedora.

Há também versão para Windows e para Mac OS tem que compilar.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script