você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Latinoware 2012 terá mapfest montado pelos próprios participantes

Colaboração: Assessoria de Imprensa Latinoware 2012

Data de Publicação: 09 de setembro de 2012

O Recôncavo Baiano é uma região com grande fluxo turístico, formada por pequenas cidades que acabaram sendo esquecidas pelo Google Maps. Foi diante dessa realidade que Wille Marcel (foto à direita) resolveu iniciar o projeto MapaRec Mapeamento Colaborativo do Recôncavo que pretende mapear a localidade com informações, fotos, vídeos e sons.

O projeto é desenvolvido por uma equipe de alunos, técnicos e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Depois de conhecer o OpenStreetMap, tive a ideia de mapear essa região. No Google Maps, faltam até mesmo as rodovias daqui , destacou.

Durante a Latinoware 2012, além de ministrar um minicurso ao lado de Djavan Fagundes que inclusive também desenvolve um interessante projeto na área sobre a ferramenta OpenStreetMap, ele irá coordenar a criação de um mapfest do evento, que será desenvolvido elos próprios participantes. Vamos mapear a área da Itaipu Binacional utilizando diversas técnicas. Utilizaremos alguns aparelhos de GPS para traçar caminhos e vias, câmeras fotográficas para registrar pontos de interesse e também anotações em mapas impressos. Além disso, utilizaremos também a foto de satélite , explicou.

Para realizar o trabalho, a ideia é que os participantes circulem pela área em busca de elementos que podem ser mapeados, como prédios, ruas, praças, parques, banheiros, bebedouros e outras coisas. Por fim, o grupo volta ao laboratório de informática para acrescentar as informações ao OpenStreetMap. Qualquer pessoa interessada pode participar, mesmo que não tenha nenhuma experiência nesse tema .

Butecar é coisa séria

Dentro da mesma temática de geoprocessamento, o casal Djavan Fagundes e Liliane Paixão desenvolvem o Projeto Butequeiro , um blog que nasceu da ideia de compartilhar dicas de de restaurantes, padarias, vida noturna e tudo aquilo que une gastronomia e diversão. Além disso, a dupla contribui com o mapeamento voluntário dos estabelecimentos visitados no projeto OpenStreetMap.

Esta será a nona edição da conferência anualmente organizada pela Itaipu Binacional, Fundação PTI, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e deve servir de palco para discussões sobre os mais variados temas do setor.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Assessoria de Imprensa Latinoware 2012

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script