você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Latinoware 2010 - evento terá 150 palestras e 19 minicursos

Colaboração: Marcos Siríaco Martins

Data de Publicação: 03 de novembro de 2010

Entre os dias 10 e 12 de novembro, a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vão sediar a sétima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre Latinoware 2010. Com cerca de 2.300 participantes confirmados, 150 palestras e 19 minicursos, o evento vai apresentar as principais novidades do mundo da tecnologia, em especial do software livre. A programação completa já está disponível no site: www.latinoware.org

Este ano, a Latinoware contará com uma programação bem variada, que atende desde usuários iniciantes até programadores. Os temas centrais são: Redes Sociais; Desenvolvimento Ágil; Modelos de Negócios; Acessibilidade e Mobilidade; e Computação em Nuvem. Essa matriz de temas permite o cruzamento com assuntos específicos, tais como: linguagens e frameworks de programação; ambientes desktop; geoprocessamento; computação gráfica e jogos; distribuições Linux; e Virtualização.

Para aqueles que estão iniciando no mundo do software livre, a Latinoware oferece, por exemplo, o minicurso Linux de A a Z, que vai capacitar os participantes desde a instalação de um sistema Linux até o uso de seus principais aplicativos de escritório, gráficos e multimídia. A programação da Latinoware também conta com uma série de palestras específicas de programação nas linguagens PHP, Python e Java. Já na área de multimídia, a Latinoware aborda a produção de áudio, vídeo e modelagem 3D.

Outras ofertas de palestras e minicursos incluem a monitoração de redes e servidores, a programação dentro do ambiente BrOffice, a edição de áudio, a substituição de ferramentas de correio eletrônico e agenda por opções em software livre, o desenvolvimento de extensões para o navegador Firefox, desenvolvimento ágil com a linguagem Python, desenvolvimento de aplicativos para celulares e outros dispositivos móveis.

A Conferência também segue com o seu foco de promover a integração tecnológica entre os países da América Latina, apresentando casos de sucesso que possam ser replicados em diferentes países. Um exemplo é a participação do engenheiro civil e profissional do Centro de Excelência de Engenharia de Software da Universidad de la Frontera, do Chile, professor Víctor Aravena Díaz.

Sócio-diretor da empresa tecnológica Lazos, pertencente a Universidad de La Frontera, e chefe de diversos projetos de software para o governo chileno, como o sistema de informática médica, a plataforma Web Governo Regional do município de Araucanía, entre outros, Víctor estará na Latinoware para apresentar o painel Projetos do Governo do Chile desenvolvidos com tecnologia de software livre .

Em todas as edições, a Latinoware também aborda a história e as bases que possibilitaram o desenvolvimento do software livre. Este ano, Doug McIlroy, dinossauro do sistema operacional Unix, vai participar do evento. Ele vai ministrar a palestra Melhor versus Maior , que pretende abordar a evolução do modelo Unix, que, apesar de antigo, ainda é presente nas várias implementações de sistemas operacionais Linux e BSD (Berkeley Software Distribution).

Workshops e concursos

Também durante a Latinoware será realizado o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes - IWEEE 2010, evento organizado pela associação GNU Solidário que vai discutir como os avanços tecnológicos podem auxiliar para melhorar a saúde e a educação nos países emergentes. Com o tema e-Health para Todos , o workshop também promove o software livre como um dos principais pilares para uma estrutura sustentável, que proporcione saúde e educação para países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

Além das palestras, workshops e mesas-redondas, a Latinoware terá concursos e competições para agitar os participantes. Durante o evento, serão promovidos a Maratona de Robótica, em que serão demonstrados trabalhos realizados com o uso de ferramentas de hardware e software livre; e o 3º Concurso de Software Livre, em que os competidores vão apresentar soluções que possam ser integradas ao software Expresso Livre, um gerenciador de correio eletrônico que já possui mais de 250 mil usuários em todo o mundo.

Inscrições

Para se inscrever na Latinoware, basta acessar o seguinte endereço: http://lapsi.latinoware.org , e preencher o cadastro de acesso à ficha de inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para os participantes que se inscreverem até o dia 06 de novembro. A partir dessa data, a taxa será de R$ 100,00.



Veja a relação completa dos artigos de Marcos Siríaco Martins

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script