você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Lançamento do BrOffice.org 2.2.0

Colaboração: Cláudio Ferreira Filho

Data de Publicação: 01 de Maio de 2007

Fonte: Por BrOffice

Além do lançamento da versão 2.2.0 do BrOffice.org, a versão brasileira da suite de escritório OpenOffice.org, é também o anúncio da reaproximação do projeto nacional - BrOffice.org com o projeto internacional - OpenOffice.org.

O BrOffice.org 2.2.0 trás todas as evoluções do OpenOffice.org (changelog), além das ferramentas idiomáticas para o usuário brasileiro.

No entanto, o principal passo desta versão foi o processo de reintegração do código e das comunidades no projeto internacional. A separação aconteceu por diversos motivos, como problemas passados em relação à manutenção da tradução dentro do projeto internacional, problemas de empacotamento para o nosso idioma, e personalizações pertinentes ao nosso país. Em função destes pontos, o Brasil, semelhante a outros países, teve que iniciar o processo de desenvolvimento em paralelo, acompanhando o projeto internacional. Apesar de tudo isto, sempre foi compreendido que o OpenOffice.org.br era a extensão brasileira, comunidade e produto, do OpenOffice.org.

Com o problema da marca, o OpenOffice.org.br teve que mudar o nome para BrOffice.org, o mesmo problema ocorrido em vários países, só que nos outros, foram contornados, exceto no Brasil. O OpenOffice.org, através de seu conselho, entendeu o caráter único desta comunidade e reconheceu oficialmente que o BrOffice.org é o OpenOffice.org, comunidade e produto, em português do Brasil, ação que valorizou e reconheceu os esforços de todos os voluntários no país.

Com este reconhecimento, permitiu uma reaproximação do desenvolvimento da nossa comunidade, trazendo benefícios para todos. O BrOffice.org começará a acompanhar, a partir da próxima versão, compilações regulares dentro do calendário oficial, além de trazer uma série de outros benefícios para o usuário final, como ter um produto adaptado para nossa realidade, associado às tecnologias de ponta disponibilizados no projeto internacional.

Assim, hoje lançamos o BrOffice.org 2.2.0, juntamente com o início da reintegração com o Projeto Internacional, trazendo bons frutos para toda a comunidade.

Parabéns a todos nós!


Como vão as coisas com ODF aqui no Brasil?

Fonte: Notícias Linux

Cezar Taurion comenta em seu blog a importância do ODF e sobre o futuro do padrão: http://www-03.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?entry=um_almo%C3%A7o_regado_%C3%A0_odf

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1177641438.html#comentarios



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cláudio Ferreira Filho

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script