você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Lançado o Linux 3.2-rc1

Colaboração: Marcelo Soares Souza

Data de Publicação: 10 de novembro de 2011

O primeiro candidato de lançamento do Kernel Linux 3.2 esta disponível no kernel.org. Existe um bom número de novas ramificações e outras mudanças que foram incluídas durante a janela de merge do Linux 3.2, mas Linus diz que esta não é "extremamente assustadora." Linus disse, "O fato de que a versão 3.1 foi arrastada não significa que este lançamento acabou tendo a maior janela de merge de todas, eu não estou nervoso sobre isto."

O longo anúncio de lançamento do Linux 3.2-rc1, por Linus, pode ser lido na lista de mensagem do kernel (lkml.org). Devido o lançamento tardio do Linux 3.1 kernel, Linus estava preocupado de que o Linux 3.2 tivesse um tamanho exagerado. O Kernel Linux 3.2 talvez esteja um pouco grande, mas no final Linus não acredita que este esteja "fora de forma".

Entre as principais melhorias no Linux 3.2 estão:

  • Melhorias no driver de vídeo do VMware. Com este lançamento, o driver DRM "vmwgfx" deixou a área de avaliação (staging) do kernel.

  • Introdução do driver Samsung Exynos DRM. Este driver aberto da Samsung provê um KMS (kernel mode-settign driver) sem aceleração para o SoC (System On Chip) ARM 4210. Este é o primeiro driver DRM ARM a ser introduzido no código principal do kernel.

  • Muitas outras melhorias nos drivers de vídeo aberto. Suporte a KMS no Nouveau para os últimos chipsets Fermi "0xd9", tais como o GeForce GT 520, desde que o mode-setting deste é um tanto diferente das outras GPUs GeForce 400/500 Fermi. Também haverá suporte ao RC6 da Intel.

  • O merge da área de avaliação esta enorme.

  • No mundo dos sistemas de arquivo existe mudanças robustas no Btrfs.

O que não tem no Linux 3.2 é qualquer melhoria maior no gerenciamento de energia, no sistema de arquivos Reiser4, no suporte a DRM/KMS no VIA, ou qualquer outro driver DRM para qualquer outro SoC ARM que foi trabalhado anteriormente. Também não existe suporte para a série de placas gráficas AMD Radeon HD 7000 "Southern Islands", que deve ser lançada em breve.

Fonte: http://marcelo.juntadados.org/node/view/lancado-o-linux-3-2-rc1


Fedora considera mover todos os binários para o diretório /usr

Fonte: Notícias Linux

Os desenvolvedores do Projeto Fedora estão propondo mover todos os arquivos executáveis e bibliotecas usadas por eles para o diretório /usr/ a partir do Fedora 17, essencialmente dispensando os diretórios /bin/, /lib/, /lib64/ e /sbin/. O Fedora 17 deverá ser lançado em maio de 2012. A mudança significaria que virtualmente todos os componentes do sistema operacional poderiam ser armazenados em um volume/partição, opcionalmente montado como somente-leitura, podendo ser usado por múltiplos computadores simultaneamente. Isto também simplificaria a criação de snapshots. Snapshots permitem a restauração de um estado anterior do sistema de arquivos quanto uma atualização se provar problemática.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Soares Souza

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script