você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Lançado o Epidemic GNU/Linux 3.0

Colaboração: Ricardo Moreira

Data de Publicação: 18 de Maio de 2009

A equipe de desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do [Epidemic GNU/Linux 3.0 http://www.epidemiclinux.org/download.html (codinome Symbiotic Evolution) que traz importantes novidades em relação à versão anterior e representa, sem dúvida, uma grande evolução na linha de desenvolvimento do Epidemic.

download

Esta nova versão é a primeira a utilizar o KDE 4, mais especificamente, o KDE 4.2 (Codename: "The Answer"), como desktop padrão, razão pela qual teve que ser realizado um grande esforço para portar para o KDE 4 as aplicações específicas do Epidemic, que são, em sua grande maioria, desenvolvidas em C++, com a utilização da própria API do KDE, algumas delas, inclusive, integradas ao Systemsettings (o centro de controle unificado do KDE e do Epidemic).

O Easy Channel, além de ter sido portado para o KDE 4, recebeu significativas melhorias. Agora ele checa a integridade e autenticidade das tarefas baixadas da internet, antes de atualizá-las, o que contribui muito para a melhoria da segurança do sistema. Ele também passou a ter um mecanismo de integração com os demais instaladores, assim, se um determinado programa for instalado, por exemplo pelo Synaptic, vai aparecer como instalado na interface do Easy Channel.

O Enetwork, que também foi portado para a API do KDE4, ganhou novas funcionalidades, como o suporte inicial a softmodems.

O Ependrive foi desenvolvido, do zero, pela equipe do Epidemic, sob a forma de um novo módulo para o Systemsettings. Ele permite aos usuários escolher se as alterações feitas no Epidemic, rodando a partir de um live pen drive, serão salvas ou descartadas.

O Einstaller, além de ter sido portado para o KDE 4, foi completamente redesenhado e ganhou novas funcionalidades, como a opção de criação de um live pen drive, a opção de manter as configurações e alterações feitas no livedvd, antes do início da instalação, a opção de mudança do nome do usuário padrão (epidemic) e a opção de instalação no modo expert, que possibilita a escolha de outros pontos de montagem, além do root e home.

O Ecommunity, uma aplicação desenvolvida com o único fim de dar os devidos créditos a quem, de qualquer forma, colabora com o desenvolvimento do Epidemic, foi portado para o KDE 4 e ganhou uma barra de progresso para indicar o andamento da atualização.

Como sempre foi compilado um novo kernel para o Epidemic: Kernel 2.6.26-epd, otimizado para a arquitetura i686, com o patch do Bootsplash, modificado pela equipe do Epidemic, além dos drivers 3d da nvidia e ati e do suporte a vários modelos de placas wireless como as Ralink rt200, Atmel at76c50x, Intel Pro Wireless 2100, Intel Pro Wireless 2200/2915, Atheros 521x, Broadcon BCM43x/Airport Extreme, Prism54, TI ACX100/ACX111, Zydas, Intel Wireless WIFI Link 4965AGN (utilizadas nos novos Centrinos), Intel Pro/Wirelles 3945.

Foi desenvolvido um novo sistema de inicialização do livedvd e live pend drive, que implicou em uma drástica redução do tempo de boot do Epidemic pelas opções ati e nvidia. Houve também uma grande melhoria no suporte a dispositivos bluetooth, modems 3G e à placas wireless com chipset Broadcom, além de melhorias significativas no exorg, o script do Epidemic responsável pela configuração do Servidor X.

Foi feita também, nesta versão do Epidemic, a migração dos respositórios do Lenny para o Squeeze, com a inclusão de vários novos programas, como o Digikam 0.10, Kftpgrabber 0.8, Smplayer 0.6, Audacity 1.3, Clamav 0.95, além doAmarok 2.0, OpenOffice 3.0, Iceweasel 3.0, Compiz Fusion 0.7, que já previamente configurado e rodando direto do livedvd.

Baixe o Epidemic GNU/Linux 3.0, de um dos links relacionados em nossa pagina de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta nova versão do Epidemic.


Servidor de RSync em 5 minutos.

Colaboração: Alexandre J Marcolino

Acabo de publicar um HOWTO para ajudar quem precisa configurar um serviço de RSync.



Veja a relação completa dos artigos de Ricardo Moreira

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script