você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Lançada a versão final do Dreamlinux-3.0.

Colaboração: Marcio Torres

Data de Publicação: 09 de abril de 2008

Dreamlinux Desktop Edition 3.0 é um "redesign" completo da distro, suportando agora uma arquitetura totalmente indepenente chamada Flexiboost, baseada em módulos cobertos.

A última característica permite a co-existência de dois (ou mais) gerenciadores de janela separados (atualmente Gnome e Xfce), compartilhando a mesma aparência customizada. Todos os ambientes operantes compartilham todas as aplicações disponíveis.

O que nossa comunidade pode esperar desta versão final do DL3?

nelsongs - Desenvolvedor do Dreamlinux

  1. Estabilidade. Nós temos, como já havíamos mencionado, estabilizado nossos pacotes operantes no RC1, com alguns poucos melhoramentos e adições.

  2. Eficiência. Dreamlinux continua sendo reportado como uma das distros Linux mais eficientes, em termos de velocidade e consumo de memória. Penso que nenhuma outra distro apresenta um ambiente Gnome tão limpo e com um baixa taxa de consumo. O Xfce nem se fala...

  3. Detecção de Hardware (principalmente falando de detecção de placas de vídeo): Acho que consegui um bom balanço nesta área. Com placas de vídeo normais, acho que ninguém vai ter problemas. Aqueles que usam placas fabricadas em Marte talves continuarão a encontrar falhas. De qualquer forma, esta é uma área na qual estou dedicando energias e posso garantir que continuará evoluindo rápido. E lembre-se que estou falando de scripts e aplicações feitas totalmente em casa.

  4. Instalador do Dreamlinux. Melhorei o DLI em termos de usabilidade e robustês. Agora ninguém pode (eu espero) reclamar que "a forma de escolher os pontos de montagem, sistema de arquivos e se isto vai ser formatado ou não" é difícil de fazer ou compreender. Também incluí o recurso de instalação no disco inteiro, sem necessidade de particionamento, etc. Isto, eu acho, vai agradar os newbies e até alguns "garotos comerciais". Claro que estou usando aqui o princípio do esforço mínimo. Nada é perguntado ao usuário além do nome de usuário e senha, senha de root, nome do computador e títulos opcionais para o Grub. O DLI cria apenas duas partições no HD: uma partição swap de 1Gb e o resto dedicado para a partição root. Estou usando ext3 para a partição root. Sei que este sistema de arquivo não é o mais eficiente (na verdade é bem ineficiente em relação à formatação e a configuração do journal) mas ele prova que é mais confiável que o reiserfs. Ainda focando o assunto, não tive tempo de tentar usar outros sistemas de arquivo (xfs e jfs) neste esquema de "Instalação do Disco Inteiro). O que eu posso fazer (e possivelmente farei) é deixar este tipo de sistema de arquivo de partição residindo dentro do dli.yaml (arquivo de configuração do DLI). Portanto, se qualquer um decidir tentar outros sistemas de arquivos para esta tarefa específica, é só questão de editar o arquivo e mudar de ext3 para jfs ou qualquer outro. Não recomendo xfs para partição root devido a uma falha conhecida ao carregar o Grub. Infelizmente não tive tempo para testar o Grub2, como vocês sugeriram. Isto será remetido ao primeiro upgrade do DL3. Particularmente estou usando jfs como meu sistema de arquivo root e xfs para minha home. Outro recurso interessante que melhorei no DLi é tornar possível instalar o Dreamlinux, regularmente ou como "Instalação no Disco Inteiro", para um HD USB. Portanto, você agora pode levar o Dreamlinux em seu bolso, com estes pequenos HDs USB. Um incidente que ocorreu neste processo foi quando fiz uma confusão e reformatei meu HD USB (250 GB). Todo o material que coletei e desenvolvi, desde quando comecei com o Projeto Dreamlinux, antes de 2005, foi apagado! Testei todas as possibilidades que discutimos no Fórum a respeito de esquemas de instalação: uma única partição, /home em uma partição separada, Grub instalado na mbr, Grub instalado no root, etc. Todas, exceto para partição root usando sistema xfs (devido à falha do Grub) funcionou muito bem.

  5. Instalador do Dreamlinux em Pendrive - Este é o recurso há muito tempo esperado por nós. Tenho aproveitado estes dois dias apenas para escrever, testar, reescrever, testar novamente e gozar os resultados finais. Agora temos (afirmo confidencialmente) a melhor distro de Pen-Drive (USB STICK, USB flash-driven, qualquer nome que você dê para isto)! Tive a intenção de adicionar este novo recurso no DLI, mas decidi (ontem) de ter isto como uma aplicação separada devido sua flexibilidade e características. Simplesmente saiba que a Comunidade do Dreamlinux tem agora uma ferramenta para instalar imagens iso do Dreamlinux em um pen-drive, e não importa se está rodando o Dreamlinux Live ou o sistema instalado no HD. Juntos com o MkDistro LiveRemaster (também aparecendo com alterações para esta nova DL3) você pode até customizar sua distro e instalar ela em um pen-drive. O que realmente me impressionou no desenvolvimento (feito com muita dificuldade) é que pude finalizar um sistema no qual você pode mudar da forma que você queira. Digamos que desenvolvemos um novo módulo para kernel e o tornamos disponível para nossa comunidade. Você simplismente baixa este novo módulo do kernel e o substitui (sim, simplesmente o substitui!) em seu Dreamlinux instalado em seu pen-drive! Na verdade, você pode substituir qualquer coisa (quis dizer isto, qualquer coisa!) neste Dreamlinux do pen-drive (estou chamando este padrão de Dream_em_um_Pen) sem a necessidade de reinstalar! Acho que todos vão adorar este novo recurso. E isto é exclusivo do Dreamlinux. Que eu saiba, não há nada similar. Você mesmo verá.

  6. Uma coisa com que estou muito desapontado é de não ter tido tempo para trabalhar em meu novo módulo do kernel (série 2.6.24). O que atrapalhou também foi o HD USB que formatei sem querer. Acho que esse aborrecimento relatado por piotrpiano e outros neste tópico específico ainda não está remetido com a release oficial. Na verdade não tenho certeza exatamente onde o problema reside porque nunca tinha acontecido isso comigo. Parece ser alguma coisa específica de algum tipo de hardware, suspeito que é isto porque acho que o problema está dentro de alguma configuração que fiz dentro do kernel. Mas isto será nosso primeiro módulo a ser lançado como um upgrade. Tenho que terminar todo o trabalho atual que estou fazendo hoje, por volta da meia-noite ou mais, para mandá-lo para André Felipe, o qual estará fechando a iso e fazendo o upload para Linorg e possivelmente para meu próprio website.

  7. Há também alguns trabalhos novos em relação ao design gráfico e a usabilidade feita por André Felipe. Um deles é a duplicação do que você fez em temas, etc... Portanto, Dreamlinux está começando a se tornar mais e mais uma real Comunidade de distro, do jeito que eu quero. Esperamos selecionar alguns de nossos membros do fórum para serem mais envolvidos com o desenvolvimento do DL. Lembro de ter lido um post de alguém que quer fazer parte do nosso time de desenvolvimento. Vou tentar localizar este post outra vez e intimar esta pessoa para trabalhar comigo diretamente e avaliar se ele pode juntar a nós, na equipe de desenvolvimento (atualmente, apenas eu mesmo, André Felipe e alguns contribuintes).

    Baixe agora Você pode fazer download via torrent por aqui. http://www.mininova.org/tor/1282584


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Marcio Torres

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script