você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Lançada a nova versão do Teleduc

Colaboração: Isabel Gardenal

Data de Publicação: 12 de abril de 2008

Está no ar a nova versão do Teleduc da Unicamp, plataforma de ensino a distância desenvolvida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied). A professora do Instituto de Computação, Heloisa Vieira da Rocha, é a coordenadora do projeto. Trata-se de um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na web. A última versão tinha sido lançada em 2006. Desde a sua criação, mais de 400 cursos já foram disponibilizados pelo Teleduc, atingindo mais de 8 mil pessoas somente no servidor do Nied. O Ensino Aberto deve adotar, no próximo semestre, o novo Teleduc. São quatro mil instituições cadastradas até o momento, entre elas, além da Unicamp, outras universidades e conveniadas. O objetivo foi facilitar e tornar mais intuitiva a sua funcionalidade.

Na nova versão, conta Gabriel Martins Dias, coordenador de desenvolvimento, duas metas ainda estão para serem alcançadas: introduzir o bate-papo e o intermap (mapeia graficamente dados armazenados pelas ferramentas de comunicação). "Outro passo será incluir exercícios e avaliações. E, para isso, estão sendo estudadas algumas implementações para não ficar fora dos novos padrões e ainda agradar aos usuários", informa Gabriel. "O login único, novidade desta versão, será para evitar que os interessados em mais de um curso tenham diferentes 'login'. Cada usuário terá apenas uma conta por servidor."

As ferramentas disponíveis no novo Teleduc são dinâmica do curso, agenda, atividades, material de apoio, leituras, enquetes, parada obrigatória, mural, fórum, correio, grupos, perfil, diário de bordo, portfólio, acessos, busca, configurar e administração.

Procedimentos - Somada à nova versão do ambiente, está sendo lançado o site em um outro endereço. Para aqueles que quiserem fazer o download da nova versão, basta acessar o link downloads. No novo site existe também o acesso a um curso de Teste de Ambiente (login:guest, senha:guest), que pode ser utilizado por qualquer um, como aluno. Novas inscrições serão avaliadas e podem ser aceitas também. O TelEduc é um software livre.

(Isabel Gardenal)

Fonte: Portal Unicamp



Veja a relação completa dos artigos de Isabel Gardenal

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script