você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Kurumin - Um sistema com personalidade

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 22 de Junho de 2004

Eu tenho usado o Kurumin nos últimos tempos para uma grande variedade de propósitos. No II Seminário de Desenvolvimento em Software Livre ele foi usado para ministrar diversos cursos. Em minha casa eu o uso instalado diretamente no disco rígido.

Eu digo que o Kurumin tem personalidade pois é extremamente simpático. O Carlos Morimoto escreve super bem e tudo no Kurumin é muito bem explicado e claro. Apenas para citar um exemplo, na versão 3.0 do Kurumin existe uma interface para o software QEMU, que é um emulador da arquitetura i386, que permite que executemos, dentro de um sistema Linux, diversos outros sistemas operacionais, como outras distribuições Linux, Windows, etc. Descobrir como funciona o QEMU e detalhar todos os passos exige um estudo aprofundado de sua documentação, muita tentativa e erro e muita paciência. A interface gráfica criada no Kurumin para uso do QEMU é fantástica e em poucos minutos estamos trabalhando sem problemas. Além das tarefas comuns do QEMU, como a criação da partição, inicialização e outras, todas as questões relativas a configuração da rede, configuração de vídeo, etc, estão muito bem documentadas.

E por falar em rede, no meu caso, que sou assinante do serviço Speedy, da Telefônica, em menos de cinco minutos consegui configurar minha conexão e estava conectado à Internet.

Mas estes foram apenas alguns exemplos. Tudo no Kurumin é fácil e agradável. O visual do desktop utiliza paisagens muito bonitas. Os menus são muito bem organizados. A atualização do sistema através da Internet, por meio dos menus mágicos, fica extremamente simples.

A quantidade de aplicativos disponíveis em sistemas GNU/Linux é enorme. Opções para tocadores de MP3, por exemplo, são inúmeras. Software para captura e exibição de vídeos, jogos, etc. existem para todos os gostos. A questão é, como saber o que existe e o que deve ser instalado? Este é justamente outro ponto forte do Kurumin. Todo este trabalho de seleção e classificação já foi feito no Kurumin. Existe um menu para instalação de software, separado por categorias, onde além do link para baixar e instalar o software diretamente da rede, você encontra também os comentários do Carlos Morimoto, suas dicas de instalação, possíveis problemas e o que quer que seja que for relevante. Ou seja, além de fazer suas recomendações, nós vemos que o criador do Kurumin realmente instalou e testou o software, nos presenteando com suas observações, sempre muito bem escritas e bem humoradas.

Além de tudo isto, o Kurumin roda direto do CD e é uma alternativa excelente para quem deseja conhecer o Linux. Usuários de outros sistemas operacionais podem realizar uma grande quantidade de tarefas sem precisar modificar qualquer configuração de seu computador de trabalho.

Mas o Kurumin tem muito mais e para conhecer mais sobre este trabalho fantástico nada melhor do que ler o que o próprio Carlos Morimoto escreveu.

A imagem iso do kurumin está disponível para download em vários locais, inclusive na Unicamp, no endereço http://ftp.unicamp.br/pub/linux/iso/kurumin/

O Carlos Morimoto foi um dos palestrantes de maior destaque do V Fórum Internacional de Software Livre, onde nos presenteou com uma palestra fantástica.

Eu realmente não entendo como ele é capaz de produzir tanta coisa boa e em tão grande quantidade. Acho que o Carlos, junto com o Kurumin, inventou o dia de 48 horas :-)

O Carlos Morimoto é também autor de uma grande quantidade de livros, todos disponíveis para download em seu site, em http://www.guiadohardware.net. Os livros podem ser baixados gratuitamente do site, mas quem desejar, pode ajudar o Carlos a continuar seu trabalho fantástico, depositando apenas R$ 8,00 em sua conta bancária. Eu já fiz o meu depósito e foi o melhor investimento que já fiz. :-)



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script