você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Invesalius - software de reconstrução tridimensional de imagens médicas

Colaboração: Frederico Palma

Data de Publicação: 27 de Setembro de 2007

O Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) anuncia a agenda de lançamento do software de reconstrução tridimensional de imagens médicas InVesalius para a sociedade brasileira durante o PEP 2007 - Prontuário Eletrônico do Paciente. O evento PEP 2007 ocorre entre os dias 07 e 09 de outubro em São Paulo. Durante o evento os participantes poderão realizar o seu cadastramento no Portal do Software Público Brasileiro para obter o acesso direto à solução.

O PEP 2007 é direcionado para profissionais de informática em saúde, envolvidos com desenvolvimento, implantação e avaliação de sistemas eletrônicos em saúde. Pretende-se, nos três dias do evento, apresentar experiências sobre sistemas de saúde, destacando as oportunidades e os desafios na integração.

O objetivo desta primeira disponibilização é formar a comunidade inicial de interessados na solução. Tal comunidade vai auxiliar no teste de instalação do ambiente e na primeira análise técnica da ferramenta.

InVesalius é o primeiro software da área médica a subir no Portal do Software Público Brasileiro www.softwarepublico.gov.br. O software atualmente é disponibilizado gratuitamente, mas apenas agora seu código será aberto como GPL versão 2 (General Public License). Além da reconstrução 3D com base em imagens DICOM, ele permite a geração de malhas adequadas para prototipagem rápida (impressão tridimensional de estruturas anatômicas).

A expectativa do CenPRA é atender de modo efetivo o público-alvo da área médica e ter apoio da comunidade de Software Livre no desenvolvimento do programa. A primeira versão do InVesalius já teve, em 4 anos, mais de 2000 downloads de mais de 25 países e o lançamento da segunda versão ocorrerá em novembro deste ano, juntamente com o lançamento da solução no Portal.

O software foi programado em linguagem script Python e opera na plataforma Windows . Utiliza a biblioteca gráfica VTK , além das desenvolvidas em linguagem C++.

Mais informações:

//fonte: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde http://www.sbis.org.br//


Linus Torvalds odeia C++

Fonte: Notícias Linux

Todos sabemos que Linus Torvalds não está acostumado a morder a língua, e tampouco fez recentemente ao dar sua opinião sobre a linguagem de programação C++, a qual afirma ser "uma linguagem de programação horrível". Isso só pra começar... As declarações de Linus vieram à tona graças a uma de suas famosas mensagens nas listas de desenvolvedores, no caso uma relacionada com o git, o sistema de controle de versões que Linus usa para o Linux kernel.

Em uma mensagem (http://thread.gmane.org/gmane.comp.version-control.git/57643/focus=57918) um usuário afirma que não entendia como era possível que o git não tivesse sido programado em C++ e ainda utilizasse C. E a resposta de Linus foi severa:

"'*YOU* are full of bullshit.' C++ é uma linguagem horrível. Se torna mais horrível pelo fato de muitos sub-programadores usá-la, ao ponto de que é muito muito mais fácil gerar total 'lixo' com ela. Francamente, mesmo se a escolha do C fosse para nada além de manter programadores C++ longe, isto por si só já seria uma grande razão para usar C".

As réplicas e tréplicas tornam-se ainda mais impressionantes, confira: http://thread.gmane.org/gmane.comp.version-control.git/57643/focus=57918

Fonte: http://www.theinquirer.es/2007/09/24/linus_odia_c.html

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1190692494.html#comentarios



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Frederico Palma

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script