você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instiki

Colaboração: Luis Felipe Strano Moraes

Data de Publicação: 06 de Novembro de 2004

Wiki é um programa que permite que usuários criem e editem livremente o conteúdo de uma página utilizando para isso qualquer navegador. Um wiki suporta hyperlinks e tem uma sintaxe de texto simples para criar novas páginas e links entre páginas internas facilmente. (definição retirada de http://wiki.org/wiki.cgi?WhatIsWiki)

Talvez um dos maiores exemplos do poder de um Wiki é o site Wikipedia (http://www.wikipedia.org), que é uma enciclopédia aberta que já possui milhares de artigos, todos criados e mantidos por voluntários.

O instiki é um wiki feito em Ruby que prima pela simplicidade. Para tê-lo rodando na sua máquina basta fazer o download, rodar o executável dele e pronto, você têm já tem um wiki rodando na sua máquina (por padrão, o wiki é criado na porta 2500, mas você pode rodar vários wikis, ao mesmo tempo, bastando para isso simplesmente rodar o executável de novo e passando como opção a porta na qual você quer rodá-lo).

Ele não necessita de nenhum servidor web instalado separado (embora haja uma forma de configurá-lo junto ao apache), pois utiliza o servidor Webrick que vem junto da instalação padrão da linguagem Ruby, e também não necessita de nenhum banco de dados.

Embora seja muito simples rodá-lo, ele possui muitas características interessantes, como por exemplo exportar o wiki inteiro para html (assim você pode ter um endereço onde as pessoas vêem o wiki normal e podem editar o seu conteúdo, e um outro endereço onde os visitantes somente vêem uma página normal, que é está sempre atualizada). Ele também possui a opção de exportar o wiki para pdf ou latex.

A tela de edição dele é bem simples e limpa, e ele possui uma lista de dicas do lado direito que é muito útil, principalmente no começo quando você ainda não se acostumou com a sintaxe dele. Assim como outros wikis, ele também aceita tags html, porém com algumas limitações.

Se você gostaria de testá-lo antes de instalar na sua máquina, existe um instiki rodando na própria página dele (http://www.instiki.org), onde inclusive o FAQ, casos de uso, etc. são mantidos pela comunidade.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Luis Felipe Strano Moraes

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script