você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instalando webcam no Slackware

Colaboração: Gregório Enrico Linhares de Melo

Data de Publicação: 11 de Agosto de 2007

Dia desses deparei com a tarefa de instalar uma webcam no Linux. No trabalho eu uso o Fedora Core 5, mas em casa uso o Slackware 11. Após algumas experiências não muito legais com o Fedora, fui fazer a instalação da câmera no Slackware. A câmera utilizada foi a Trust WB-1400T, mas o driver utilizado é útil para 220 diferentes câmeras. Então, comecemos a instalação. Aqui estou utilizando o kernel 2.6.18. Não consegui instalar o driver com o kernel 2.4.33 que vem com o Slack, por isso atualizei para o 2.6.18 e rodou beleza. Você vai precisar dos arquivos do código-fonte do kernel e dos headers (kernel-source e kernel-headers) do kernel que você baixou.

Primeiro procure saber se sua câmera é compatível com o driver que utilizaremos para a instalação. Veja aqui a compatibilidade em http://mxhaard.free.fr/spca5xx.html . Como se lê no site, esse driver é o resultado de engenharia reversa dos protocolos de comunicação e de funcionalidades providos por esses dispositivos. Se sua câmera é suportada pelo driver, é hora de baixá-lo. Vá em http://mxhaard.free.fr/download.html . O arquivo a ser escolhido depende do kernel. Se seu kernel for mais antigo que o 2.6.11, baixe o spca5xx. Se for o 2.6.11 ou mais recente, baixe o driver 'gspcav1'. No meu caso, 2.6.18, baixei o gspcav1. Na data de elaboração deste passo-a-passo (28/10/2006), o driver disponível era o 'gspcav1-20060925'.

Verifique se o link 'build' em /lib/modules/2.6.18 (ou a versão do seu kernel) aponta corretamente para a pasta do código-fonte do seu kernel. Na minha máquina os fontes estão em /usr/src/linux-2.6.18.

Como root:

  # cd /lib/modules/2.6.18
  # ln -sf /usr/src/linux-2.6.18 build

Descompacte o arquivo baixado:

  $ tar xvzf gspcav1-20060925.tar.gz

Vá para a pasta aonde você descompilou o driver:

  # make
  # make install

Se tudo der certo na compilação e na instalação:

  # modprobe gspca

Agora, tudo que precisa fazer é testar se a câmera já está funcionando. Eu testei com o Kopete, em Configurações -> Configurar -> Dispositivos

Pronto! É só isso! Boa sorte!



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Gregório Enrico Linhares de Melo

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script