você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instalando pacotes binários no Slackware

Colaboração: Bruno Panerai Velloso

Data de Publicação: 17 de Junho de 2006

Muita gente não gosta da distribuição Slackware porque esta não possui gerenciadores de pacotes com RPM ou Apt-get, e muitas vezes é necessário compilar os programas diretamente do código fonte. Nessa dica vou apresentar algumas alternativas para instalação de binários pré-compilados no Slack e derivados.

Pkgtool

O pkgtool é o gerenciados de pacotes do Slackware, assim como o rpm é do RedHat, o script de instalação do Slackware funciona baseado no pkgtool, logo seja qual for o tipo de instalação que voce fez é muito provavel que o pkgtool já esteja presente no seu linux. Os pacotes binários do Slackware tem a extensão .tgz e são taballs compactados com gzip, como todos os .tar.gz por ai, contendo a arvore de diretórios, padrão do Slack, e os arquivos necessários. A pagina oficial do Slackware sobre o pkgtool é http://www.slackware.com/config/packages.php mas aqui vamos dar uma olhada nas ferramentas:

pkgtool: inicializa um menu em modo texto para instalar, desinstalar, atualizar e remover pacotes do seu Slackware. Para rodar digite em um terminal:

  root@darkstar# pkgool

installpkg: instala diretamente um pacote. Para rodar digite em um terminal:

  root@darkstar#installpkg pacote.tgz

removepkg: remove diretamente um pacote. Para rodar digite em um terminal:

  root@darkstar#removepkg pacote.tgz

A lista de pacotes instalados pode ser vista em: /var/log/packages/

Essas são as principais ferramentas de gerenciamento de pacotes do Slackware, na internet o maior repositório de pacotes binários para o Slackware é o www.linuxpackages.net, la você procura o pacote podendo até mesmo especificar a arquitetura em que ele foi compilado, isso muitas vezes melhora o desempenho de alguns pacotes porque se você tem um Pentium 4 pode pegar pacotes para P4 e não somente para x86.

Kpackage

O Kpackage é um gerenciador de pacotes genérico, com interface gráfica, feito em Qt, ele já vem com a instalação do Slackware mas pode ser baixado em http://www.general.uwa.edu.au/u/toivo/kpackage/ .

O Kpackage é uma ótima opção para manutenção dos pacotes, pois tem um mecanismo de pesquisa de pacotes instalados bem mais rápido que o pkgtool. Para rodar digite em um terminal:

  root@darkstar# kpackage &

Ou crie um link para aplicativo no seu gerenciador de janelas, se já não existir.

Rpm2tgz

Este utilitário converte pacotes RPM para o formato TGZ. Para rodar digite em um terminal:

  root@darkstar# rpm2tgz pacote.rpm

Ele cria um pacote.tgz no diretório em que foi executado. Para instalar esse pacote basta usar umas das opções já comentadas.

Slapt-get

O Slapt-get é um gerenciador de pacotes APT-Like, baseado no funcionamento do Apt-get do debian o Slapt-get baixa os pacotes diretamente do repositório e instala, tem várias opções para atualizar, procurar, listar e instalar pacotes e pode ser baixado em http://freshmeat.net/projects/slaptget/ Algumas opções do Slapt-get:

  root@darkstar# slapt-get --update

Faz o update de todos os pacotes da base de dados da maquina.

  root@darkstar# slapt-get  upgrade

Faz o upgrade dos pacotes instalados.

  root@darkstar# slapt-get --show _nome_do_pacote

Procura pelo pacote especificado e o instala se desejado.

O Slapt-get utiliza o pkgtool para fazer as instalações então você pode continuar usando os dois em paralelo em seu linux.

Todo mundo sabe que pacotes pré-compilados degradam o sistema, mas a instalação de um pacote desse tipo muitas vezes leva praticamente só o tempo de download, e isso é bom! Afinal quem é que não ficou uma hora na frente do micro esperando algum programa compilar e depois de tudo isso da um erro que você não tem a mínima idéia de onde saiu.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Panerai Velloso

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script