você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instalando o VMWare Server no Fedora 6

Colaboração: Amaury Tobias Carneiro

Data de Publicação: 11 de Janeiro de 2007

Recentemente troquei de distribuição e tive grandes problemas para instalar o VMWare Server no Fedora 6. Pesquisei em vários sites na internet e finalmente consegui voltar a usar o VMWare. Como nem todas as dicas e pegadas estavam em um só site resolvi documentar minha experiência para facilitar o caminho daqueles que estiverem passando pelo mesmo tipo de problema.

Vou falar dos detalhes que costumam passar despercebidos:

primeiro: Após a instalação do VMWare propriamente dita, tem início a fase de configuração. Nesta fase, o VMWare precisa compilar um módulo compatível com seu kernel atual. Para que esta fase ocorra a contento você precisa ter instalado os pacotes de desenvolvimento de kernel exatamente iguais aos que você está rodando. Tive vários insucessos devido a esse pequeno detalhe, uma vez que já havia atualizado algumas vezes o kernel

Segundo: o processo de configuração também utiliza um arquivo que está obsoleto e não faz parte desta distribuição.

Todos estes são problemas facilmente contornáveis.

Eu aconselho ir em http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/core/updates/6/i386/ e pegar os pacotes de kernel e de fontes para o kernel de uma vez só. Observe atentamente os pacotes escolhidos, principalmente com relação à plataforma. Como usei o kernel para i686, usei os arquivos kernel-2.6.18-1.2869.fc6.i686.rpm e kernel-devel-2.6.18-1.2869.fc6.i686.rpm.

O procedimento de instalação é o padrão do Red Hat. Vá até ao diretório onde baixou os pacotes, torne-se root e digite:

  # rpm -ivh  kernel-2.6.18 1.2869.fc6.i686.rpm
  # rpm -ivh   kernel-devel-2.6.18-1.2869.fc6.i686.rpm

Reinicie a máquina para seu novo kernel entrar em funcionamento

Os fontes do kernel ficaram em /usr/src/kernels/2.6.18-1.2869.fc6-i686/ (logicamente esta pasta pode estar diferente no seu sistema ;-) ). Vá para a pasta /usr/src/kernels/2.6.18-1.2869.fc6-i686/include/linux e crie um arquivo vazio chamado config.h. Este é o arquivo obsoleto que o Fedora 6 não utiliza mais e que é indispensável a sua existência para a configuração do VMWare Server

Baixe a versão mais recente do VMWare . Enquanto escrevo esta é a VMware-server-1.0.1-29996.i386. Pode ser obtida e registrada gratuitamente em www.vmware.com. Faça o download da versão binária já em pacote rpm.

A instalação é bem tranquila:

  # rpm -ivh  Vmware-server-1.0.1-29996.i386.rpm

Logo após a instalação ele tenta executar o script vmware-config.pl, fundamental para o funcionamento do VMWare. Para a maior parte das perguntas a resposta padrão é adequada. No meu sistema ele não encontrou a pasta includes no caminho dos fontes do kernel, então eu passei o caminho:

  /usr/src/kernels/2.6.18-1.2869.fc6-i686/include

Se tudo correr a contento, logo seu VMWare estará pronto para uso. Parabéns

Caso contrário, vamos para erros mais comuns:

Erros comuns:

Mensagem:

   Unable to make a vmmon module that can be loaded in the running kernel:
   insmod: error inserting '/tmp/vmware-config0/vmmon.o': -1 Invalid module format
   There is probably a slight difference in the kernel configuration between the
   set of C header files you specified and your running kernel. You may want to
   rebuild a kernel based on that directory, or specify another directory.

Causa: você está usando kernel e fontes do kernel de versões diferentes, mesmo que muito parecidas, como i586 e i686 por exemplo.

Para verificar se este é o caso , rode os comandos:

  # uname -r
  # ls -l -a in /usr/src/kernels/

Verifique se a saída do primeiro comando bate exatamente com o do segundo. Lembre-se que se forem de plataformas distintas você obterá este erro (lógico que também aconteceu comigo). Preste muita atenção ao baixar os pacotes de kernel e de kernel-devel da mesma versão. Eu tive que remover os pacotes mais recentes que havia instalado e instalar os corretos em seguida. Não se esqueça que a troca de kernel é uns dos raros momentos em que você realmente precisa reiniciar sua máquina linux.

Mensagem :

  [...] error: linux/config.h: No such file or directory

Causa: você esqueceu de criar ( ou criou em outro lugar) aquele arquivo vazio config.h em /usr/src/kernels/2.6.18-1.2869.fc6-i686/include/linux Mesmo sendo obsoleto nesta versão, é necessário que ele exista. Crie o mesmo com com comando de sua preferência ( eu usei o touch).

Estes são os problemas pelos quais também passei. Caso tenha passado por outros e tenha resolvido, não esqueça de compartilhar sua experiência.



Veja a relação completa dos artigos de Amaury Tobias Carneiro

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script