você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instalando o AWN no Ubuntu Hardy Haron 8.04

Colaboração: João Paulo Eiti Kimura

Data de Publicação: 06 de maio de 2008

O Avant Window Navigator, conhecido como AWN, é uma barra do tipo dock que após ser ativada fica localizada no canto inferior da tela. O AWN suporta atalhos, lista de tarefas e applets de terceiros, tem aparência configurável que lembra as barras de menus dos sistemas da Apple. É uma boa opção para deixar o GNOME com um aspecto diferente quanto a interação com usuário. ;)

Para instalar o AWN na nova versão do Ubuntu Hardy Haron: devemos primeiro adicionar os repositórios nas listas de source, para fazer isso vai interface gráfica acesse menu: System -> Administration -> Software Source

Em seguida clique sobre a guia "Third-Party Software" e adicione os seguintes repositórios (adicione uma linha por vez):

deb http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main deb-src http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main

Clique em "Close" para fechar a janela principal e confirme a opção para recarregar os repositórios clicando em "Reload" e guarde até que a janela fechar.

Acesse o terminal: Applications -> Accessories -> Terminal e digite a seguinte linha de comando para iniciar a instalação do AWN:

  sudo apt-get install awn-manager-trunk awn-extras-applets-trunk

Após a instalação, o AWN pode ser iniciado através do menu:

Applications -> Accessories -> Avant Window Navigator

Para adicionar mais links ao dock, basta arrastar os links dos menus do GNOME sobre o dock do AWN que os links são criados automaticamente. Além dos links é possível adicionar applets de leitura de RSS, previsão do tempo, recursos de hardware, menus do sistema e etc.

João é bacharel em computação, mestre em engenharia elétrica e entusiasta linux.


Veja a relação completa dos artigos de João Paulo Eiti Kimura

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script