você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instalando aplicativos J2ME em telefones celulares

Colaboração: Thienne M. Johnson

Data de Publicação: 11 de Dezembro de 2007

Um dos passos mais importantes no desenvolvimento dos aplicativos com J2ME para telefones celulares é a finalização. Após o desenvolvimento do aplicativo (código, testes, emulação), chegamos ao ponto de instalar o software no dispositivo.

Usando como exemplo de ambiente de desenvolvimento o Eclipse, seguimos primeiramente estes passos:

  1. Verificação do arquivo .JAD (o descritor), onde configuraremos as opções de nome do desenvolvedor, versão, etc.

  2. Geração dos arquivos para instalação. No caso do Eclipse, clique com o botão direito em cima do nome do projeto depois J2ME e enfim, Create Package.

Os arquivos prontos para instalação estarão dentro do diretório deployed do projeto no seu diretório de arquivos do workspace.

Para alguns fabricantes de celulares, estes passos são suficientes. Então só copiamos os arquivos para os dispositivos, e solicitamos sua execução.

Vamos aos poréns!

O primeiro porém é a geração do arquivo para instalação. A geração direta vista anteriormente não é permitida por diversos fabricantes de telefones, como a Nokia e Motorola.

Então chegaremos a um novo passo no desenvolvimento, que é a utilização do toolkit de desenvolvimento do fabricante do aparelho.

Primeiramente verifique qual o fabricante e o modelo do aparelho. Esta informação é necessária para saber qual versão do toolkit deveremos baixar.

Agora vá ao site do fabricante, seção de desenvolvedores. Algumas opções:

Após a instalação da versão correta do toolkit para seu aparelho, siga as instruções do SDK para a compilação dos arquivos. Vários SDKs tem integração com Eclipse e Netbeans por exemplo, que facilita o desenvolvimento.

Com o arquivo compilado e pronto para a instalação (deployed), vamos passo seguinte.

Agora chegamos ao segundo porém, que é a hora de copiar os arquivos.

Alguns aparelhos permitem a cópia direta através de infravermelho, Bluetooth ou o cabo USB de conexão ao desktop. Outros dispositivos só permitem a cópia via OTA (Over The Air), uma opção com custos, pois devemos pagar à operadora de telefonia esta transmissão. Diversas vezes as opções de cópia direta são bloqueadas pelas próprias companhias telefônica.

Veja no site do fabricante quais as opções disponíveis para instalação, e se não for possível a copia direta, verifique com sua operadora.

Bom trabalho!

Thienne M. Johnson é professora e pesquisadora da área de Redes de Computadores e Computação Móvel com diversos artigos científicos publicados. Graduou-se em Tecnologia de Processamento de Dados (Unama). Possui mestrado (UFSCar) e doutorado (UFPE) em Ciência da Computação. É professora da Unama e pós-doutoranda na Unicamp e autora do livro Java para Dispositivos Móveis, publicado pela Novatec Editora. Veja também um capítulo de exemplo do livro.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Thienne M. Johnson

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script