você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Instalação do Redhat, Suse, Slackware e WindowsXP

Colaboração: Pedro Junior

Data de Publicação: 19 de Março de 2002

Esta dica eu recebi do Pedro Junior, e ensina com se instalar diversos sistemas operacionais em um mesmo HD. Eu não verifiquei se funciona, mas o Pedro me garantiu que dá certo mesmo. Qualquer dúvida ou problema, falem direto com ele (<pedro (a) cybinfo com br>).

Como certamente é um assunto bem interessante e útil, aqui vai:


Instalação do Redhat, Suse, Slackware e WindowsXP

Este tutorial aborda como instalar RH, Ss, Slack e WinXP no mesmo Winchester .

Minha maquina que foi usada pra este teste foi um:

Pentium III 900MHZ / Dual Processor 1,512 GB Ram HD de 40 Gigas Quantum Mas pode ser feita a mesma coisa em um Pentium 100MHZ com 32MB Ram claro vc não vai poder instalar o WindowsXP.

1º Passo: Crie uma partição de 30MB p/ que futuramente usarmos como /boot. Crie também uma partição primaria p/ Windows. No meu caso criei uma partição de 3,500GB. Temos duas partições, uma de 30MB e outra de 3,500GB p/ Windows.

Só uma dica, use o fdisk do Linux pra criar a partição de 30MB mencionada logo acima.

2º Passo: Instale o Windows95/98/ME/NT ou XP na partição que vc criou de 3,500GB lembra-se? No Meu caso Instalei o WindowsXP.

3º Passo: Depois de Instalar o Windows pegue seu cd do Linux RH e dê um boot com ele. Agora sim começa a ficar interessante a instalação, de preferência instale o RH em modo texto no caso linux text quando o cd pedir o boot. Depois disso a instalação prossegue normalmente instale o RH de acordo com suas necessidades, quando estiver naquela parte do DiskDruid, vc cria a partição de Swap no meu caso foi de 1,512GB de Swap e cria uma partição Ext3 para que seja o raiz do RedHat no caso o /. No meu caso criei uma de 15,00GB para o RedHat. Vc se lembra daquela partição que criamos lá no primeiro passo de 30MB, edita ela no DiskDruid e coloca ela como /boot pois a usaremos para gravar o lilo.conf do (RedHat) Se quiser pode também editar a partição do Windows e citá-la pra montar no RedHat automaticamente tipo /mnt/win Mas cuidado se vc formatou a instalação do win como NTFS vc devera compilar seu Kernel com suporte a opção NTFS, mas isso fica pra depois. Quando acabar de instalar o RedHat de um boot na maquina e entre no fdisk do win pra que vc possa colocar a partição de 30MB que vc gravou o lilo como inicializavel certo. Se tudo correr bem e se vc gravou o lilo no /boot de 30MB seu Win e o Linux RedHat vão funcionar normalmente, digo o boot vai funcionar normalmente chamando o Linux e o DOS que no caso e o Windows.

4º Passo: Se esta tudo funcionando normalmente então e hora de instalar o Suse Linux certo, bote o cd do Suse e de um boot com ele inicie a instalação com o Yast ou em modo texto fica a seu critério certo, quando chegar na parte de partições crie uma partição de 20MB para o boot do Suse e crie uma partição de Linux Native certo, no meu caso criei uma de 10,00GB para o / do Suse. Não precisa criar uma partição de Swap porque o Suse ira usar a mesma partição de Swap do RedHat , não me pergunta porque mas funcionou. Quando for pra gravar o lilo do Suse grave na partição que vc criou cd 20MB na instalação e não se esqueça de criar um disco de boot por precaução outra coisa pegue o numero da partição de boot do Suse tipo hdaX o numero da partição de boot não do / !! Depois de instalar o Suse vc vai dar um boot na maquina e vai perceber que a partição inicializavel e o do RedHat aquela que a gente colocou certo no fdisk do win. Tudo bem entre então no RedHat e edite o lilo.conf e o sistema Linux Suse tipo :

  other = /dev/hdX partição de boot do Suse
  label = Linux Suse

E só executar o comando lilo na console e ver se não deu nenhum pau certo tenha certaza que a partição que vc colocou no lilo.conf do RedHat e a partição de boot do Suse Blza se tudo foi feito como descrevi vai dar certo, pelo menos deu certo comigo. Agora temos no total 03 Sistemas operacionais na nossa maquina certo na verdade so 02 o win não conta como Sistema Operacional hehehe .....

5º E ultimo Passo :

Agora iremos instalar o Slakware 8.0 maravilha de Linux !!!!!! Comece a instalação normalmente do slack e quando for usar o cfdisk crie uma partição / para ele o tamanho no meu caso coloquei 10,00GB somente isso não prescisa criar partição de boot nem de swap ele vai usar o swap do RedHat também igual o suse quando for gravar o lilo do Slack grave no MBR leu bem MBR certo.

Depois da instalação feita do Slack de um boot e vc vai ver que o Slack assumiu o boot mas no menu do boot so temos o DOS que no caso e o Win e o Linux que no caso e ele mesmo o Slack, então entre no Slack e edite o lilo.conf com o jedit ou vi ou melhor o mcedit e acresente os dois sistemas operacionais RedHat e o Suse no adicione as partições de boot tanto do RedHat quanto do Suse são aquelas partições de 30 e 20 MB se lembra deve ser hdaX , onde e X e o numero da partição.

  other = /dev/hdX partição de boot do Suse
  label = Linux Suse

other = /dev/hdX partição de boot do RedHat label = Linux RedHat

E só executar o comando lilo na console e ver se não deu nenhum pau. E assim se fez a instalação, na verdade o lilo.conf do Slack vai chamar o boot do RedHat e e do Suse, e o boot do Redhat tembém vai chamar o Suse, porque nos adcionamos o Suse la no lilo.conf do RedHat .

Veja como deve ter ficado a lista de partições:

  hda1   ? / boot do  RedHat
  hda2   ? partição vfat ou NTFS do Windows
  hda3   ? / raiz do RedHat
  hda4   ? / boot do Suse
  hda5   ? / raiz do Suse
  hda6   ? Partição de Swap
  hda7   ? / raiz do Slackware

Duvidas sujestões criticas mail-me : <p3dr0 (a) imasters com br> Pedro Junior



Veja a relação completa dos artigos de Pedro Junior

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script