você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Imprimir do Gnu-Linux via rede local para impressora conectada ao Windows XP

Colaboração: Clodoaldo J. Duarte

Data de Publicação: 16 de Junho de 2007

Como imprimir de um microcomputador com Sistema Operacional GNU Linux, via rede local, numa impressora conectada a um computador com Windows XP.

É comum a usuários apaixonados pelo Sistema Operacional GNU Linux ter que utilizar, via rede local, uma impressora conectada a um microcomputador com Sistema Operacional MS Windows XP.

Após frustradas tentativas seguindo as instruções existentes na Web, inclusive foruns, para minha felicidade, encontrei no site http://www.swerdna.net.au/linhowtosambaprint.html, a orientação técnica abaixo, digna de transcrição e divulgação.

Como Ativar no Windows XP o suporte a impressão Unix

  1. Ativar no Windows o suporte a impressão Unix: abra o Painel de Controle Adicionar ou remover programas, Adicionar ou remover componentes Windows. Selecione Outros serviços de arquivos e impressão de rede e clique em Detalhes. Assinale a opção Serviços de impressão para Unix , confirme e volte ao Painel de Controle.

  2. Agora que o Serviço de impressão para Unix está ativado, é necessário ativá-lo como um Serviço do Windows XP: abra o Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços (Local) e encontre a opção Servidor de impressão TCP/IP . Dois cliques nesta opção e na caixa Tipo de inicialização selecione Automático. Confirme (OK).

  3. Reinicie o Windows e a impressora estará disponível para clientes Linux. Embora o how-to não faça referência, acredito ser necessário também ativar o recurso de Compartilhar a impressora na rede.

Observações

  1. O artigo trata também de duas alternativas de protocolo de rede que permitem ao cliente Linux utilizar a impressora conectada no Windows: com a utilização do protocolo Samba's SMB/CIFS e com o protocolo LPD.

  2. No computador com Gnu Linux neste caso um cliente do Servidor de impressão Windows XP utilizei os Servidores Samba e CUPS. Não entrarei em detalhes uma vez que na internet existe um vasto material a respeito. Entretanto, é bom destacar que para administrar impressoras no CUPS, digite no navegador web a URL http://localhost:631 e execute:

  • clique em Add Printer, preencha os campos Nome, Localização e Descrição da impressora;

  • no campo Device escolha Windows Printer via SAMBA;

  • na campo Device URI digite smb:workgroup/username:password@ip/nome-printer ou smb:workgroup ou ip/nome-printer ou lpd://workgroup ou ip/nome-printer, onde "username", "password" and "workgroup" são parâmetros utilizados na sua rede local e nome-printer é o nome de compartilhamento da impressora no WindowsXP;

  • campo Manufaturer, selecione o fabricante da impressora;

  • campo Modelo, selecione o driver compatível com o modelo da impressora. Em caso de dúvida, consulte o sitio www.linuxprinting.org/, o sítio do fabricante, dentre outros;

  • Clique em Add Printer , volte para a tela principal do CUPS e execute o teste de impressão Print Test Page . Bom trabalho.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Clodoaldo J. Duarte

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script