você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

imgsizer - Preenchimento automático das tags width e height em páginas html

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de January de 2010

Muitos webmasters não se incomodam de atribuir valores às tags WIDTH e HEIGHT em suas páginas html. É tedioso e consome muito tempo. Pensando nisto, Erick Raymond criou o software imgsizer. O software é rápido e compila sem problemas em sistemas GNU/Linux.

Mas qual a vantagem de se atribuir valores a estas tags html? Segundo o autor:

Estes parâmetros auxiliam muitos browsers (inclusive os browsers da família Netscape/Mozilla) a paralelizarem a carga das imagens, ao invés de carregá-las sequencialmente de forma a obter as dimensões de cada uma delas de forma que a próxima possa ser corretamente posicionada. Isto geralmente permite que o texto no restante da página seja carregado muito mais rápido.

Vocês já devem ter notado isto em páginas web. Quando as tags são especificadas, o espaço para cada uma delas é reservado e o restante da página carrega bem mais rápido. Enquanto a imagem não é carregada, podemos ver os quadrados reservados às imagens.

Veja um exemplo, com uma das páginas da Dicas-L:

Dá para ver bem o espaço reservado pela imagem, representado pelo quadrado. Como o browser já possui esta informação, e não precisa fazer este cálculo, ele pode acelerar o processo de carga da página como um todo. Para quem tem um website e está empenhado em prover uma experiência de qualidade para seus leitores, este é um recurso que não pode ser ignorado.

Erick Raymond escreveu o texto The Cathedral and the Bazaar, que se tornou uma referência para aqueles que desejam entender o movimento de software livre. Infelizmente ainda não existe uma tradução para o português deste texto, que realmente é essencial.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script