você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

IDEs para C e C++

Colaboração: Marcelo de Gomensoro Malheiros

Data de Publicação: 18 de Outubro de 2004

  • KDEVELOP e ANJUTA

    São as IDEs mais desenvolvidas hoje em Software Livre no Linux, a primeira seguindo a linha do KDE e a segunda do GNOME. Creio que ambas são bastante poderosas, mas até onde eu vi o KDEVELOP tem uma pequena vantagem por suportar mais linguagens (C/C++/Java/Python). Naturalmente tem suporte para o português, mas são apenas para Linux.

  • Dev-C++

    É uma IDE apenas para Windows, com foco em C/C++ e com bons recursos. É também Software Livre, e tem suporte para português. Funciona com diversos compiladores livres, que são basicamente ports do GCC para o Windows.

  • RHIDE

    Este é um caso curioso, também é GPL só que é em modo texto, e como tal funciona tanto no console do Linux quando na caixinha DOS do Windows, utilizando o compilador que estiver disponível. A maior vantagem é mesmo estar disponível em ambos os ambientes, e apesar dos recursos, eu acho meio anacrônico usar uma IDE em modo texto, o que limita um pouco as funcionalidades. Acho que é mais adequada aos saudosistas do Turbo-C ou a quem tem que trabalhar em modo texto.

    Para Java o assunto é outro. Pela natureza da linguagem, existem várias IDEs bastante poderosas e multiplataforma. As seguintes merecem uma análise mais detalhada:

  • ECLIPSE

    É um mega projeto escrito em Java e é Software Livre. De fato é mais uma plataforma para se construir e integrar ferramentas de desenvolvimento do que apenas uma IDE. Tem tudo e mais um pouco, incluindo editor visual de interfaces. A linguagem principal é Java, mas existem plugins para suportar outras linguagens, incluindo C/C++. É o spin-off de um projeto da IBM.

  • NETBEANS

    É uma IDE bastante completa e iniciada pela Sun. Tem todos os recursos usuais para desenvolvimento em Java (incluindo a parte visual) e também tem plugins para C e C++. É software livre.

  • JEDIT

    Não é uma IDE propriamente dita, mas um editor de código-fonte absurdamente versátil e configurável, que edita tudo e todos e que possui recursos bem poderosos. Também é software livre.

  • DRJAVA

    É a IDE que nós adotamos para ensinar programação em Java, simples e direta, mas permite fazer depuração e tem highlight de sintaxe. É útil como primeiro contato (não assusta pela quantidade de recursos), além de ser bem mais leve que as três anteriores (que exigem razoável quantidade de memória). Software livre.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Marcelo de Gomensoro Malheiros

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script