você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

IBM e Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de Janeiro de 2001

A mensagem de hoje chegou até mim através de um canal oficial da IBM. Segundo notícias, estas obtidas na rede, a IBM pretende investir por volta de U$ 1 bilhão na integração de seus produtos com Linux.


A IBM esta disponibilizando uma versao recompilada de diversos aplicativos para Linux para as versoes 4.3.3 e 5L do AIX, num passo adicional na direcao de integracao de AIX e Linux. Esses aplicativos consistem em ferramentas, ambientes graficos e pacotes para desenvolvimento de aplicacoes com compatibilidade em Linux e no AIX.

Os programas estao disponiveis em binarios para o AIX, bem como em codigo fonte, e alguns aplicativos ja estao disponiveis tambem para o AIX rodando em IA64.

Alguns destaques dos programas disponiveis estao o GNOME e KDE (ambiente grafico para Linux, nos moldes do CDE do AIX), e o ambiente integrado de desenvolvimento GNUPro Toolkit para AIX (disponibilizado pela RedHat, consistindo em compiladores C e C++ (gcc e g++)).

Esses componentes sao licenciados segundo a GPL (GNU Public License) e podem ser encontrados em

ftp://ftp.software.ibm.com/aix/freeSoftware/aixtoolbox

Como é de praxe com a comunidade de Open Source, esses aplicativos sao disponibilizados AS IS, ou seja, nao ha um suporte formal por parte da IBM.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script