você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

I-Educar liberado no Portal do Software Público

Colaboração: Corinto Meffe

Data de Publicação: 09 de November de 2008

O sistema i-Educar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itajaí, se tornou o primeiro software disponibilizado por uma prefeitura no Portal do Software Público Brasileiro. Com a iniciativa pioneira da prefeitura de Itajaí se inicia o processo de ingresso de outros municípios no Portal.

A solução, disponibilizada com licença livre, pode ser acessada no Portal SPB, pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br, mediante o cadastramento no Portal.

O i-Educar é um sistema de gestão escolar que tem como uma de suas principais vantagens à centralização das informações de todas as escolas municipais em um banco de dados único, controlando o cadastro de alunos, contendo os seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Algumas funcionalidades, como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários, são realizados de forma integrada.

Com o uso do i-Educar os relatórios gerenciais e dados exigidos pelo Ministério da Educação para liberação de recursos podem ser obtidos em tempo real. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão do ambiente da biblioteca da escola.

A gestão da escola feita de forma sistemática e informatizada diminui a carga de trabalho de todo corpo administrativo da escola e da secretaria municipal de educação, resultando em mais tempo livre para o desempenho de outras atividades.

Jean Sestrem, coordenador do CTIMA(Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa), durante a abertura do Latinoware, disse que "a prefeitura de Itajaí cumpriu acordo realizado no ano de 2007, com a SLTI-Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e a ABEP-Associação das Entidades Estaduais de TIC, quando foi assinada a carta de intenções para parceria entre a prefeitura, as entidades de informática estaduais e a SLTI, no intuito de disponibilizar soluções livres para sociedade".

O coordenador do CTIMA, espera que o nível de adesão seja muito alto, pois a solução resolve um problema comum das redes de ensino municipais ao tratar da gestão e do controle de matrículas, do uso do espaço das salas e do acompanhamento do aluno. Jean afirma que "o impacto dos familiares acompanharem pela internet o desempenho dos alunos ajuda na melhoria do ensino e da freqüência escolar".

O i-Educar foi lançado durante a V Conferência Latino-Americana de Software livre (<http://2008.latinoware.org/>), na cidade de Foz do Iguaçu, no dia 30 de outubro.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Corinto Meffe

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script