você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

HrStatus - agilizando a virada do horário de verão

Colaboração: Filippe Spolti

Data de Publicação: 23 de fevereiro de 2015

Hoje em dia a virada do horário de verão algumas vezes causa certo transtorno para muitos administradores de ambientes. Pensando nisso, em 2012, eu comecei o projeto HrStatus pensando justamente nisso. Em algumas vezes este processo se torna um pouco demorado e mesmo, por mais cuidadosos que sejamos alguma coisa acaba ficando para trás. O HrStatus é um projeto desenvolvido totalmente em Java e OpenSource (Caso queira contribuir o código fonte está no GitHub: https://github.com/spolti/hrstatus), ele é executado somente no JBoss AS 7 (HrStatus versão inferior a 4.0-Final) e WildFly (HrStatus versão 4.0-Final).

Na página do projeto é possível encontrar todas as informações sobre o projeto: http://www.hrstatus.com.br/hrstatus/home.html

Como o HrStatus Funciona

Primeiramente é necessário realizar um cadastro dos servidores que vão ser monitorados, até momento o HrStatus é capaz de verificar a data/hora em servidores Linux, Unix (Solaris, HP-UX, etc), Windows e BSD. Em sua versão atual também é possível monitorar Banco de Dados Oracle, SqlServer, MySql, DB2 e PostgreSQL.

Em sua verificação ele analisa o horário local (Servidor em que o HrStatus é executado) que por sua vez verifica se o servidor monitorado está ou não atualizado. É possível configurar um tempo de margem de erro (em segundos), o servidor passa a ser considerado desatualizado se a diferença é superior à margem configurada. É possível configurar o HrStatus para que ele atualize o servidor desatualizado automaticamente (somente para Linux/Unix), esta opção utiliza-se do comando sudo para realizar a atualização.

Além disso são disponibilizados relatórios e gráficos que mostram a situação atual do ambiente monitorado e também outras funções.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Filippe Spolti

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script