você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Horário de verão tupiniquim

Colaboração: Marlon Dutra

Data de Publicação: 08 de Outubro de 2008

Todos os anos sempre foi a mesma confusão. O governo brasileiro indo na contra mão de todas as lógicas práticas adotadas por muitos países, a cada ano definiu as datas para o início e fim do polêmico horário de verão semanas antes de seu início, mudando a lógica todos os anos por razões inexplicáveis, causando prejuízos imensos para a economia nos dias de hoje, onde muita coisa é baseada em relógio e esses precisam estar sincronizados corretamente não apenas com a hora presente, mas também com o calendário futuro.

Numa tentativa desastrada de acabar com a confusão de ter uma regra diferente a cada ano, a Presidência da República publica no último dia 8 de setembro o Decreto número 6.558. Quando eu li esse texto, simplesmente não pude acreditar. Se alguém tivesse me contado, eu juraria que era piada. A regra se resume assim:

Art. 1º: "Fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal."

Fantástico, finalmente! O governo estaria de parabéns, não fosse a mais estúpida exceção:

Parágrafo único. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte."

Muitos devem estar se perguntando "qual o problema"?. À primeira vista, a regra pode parecer simples, mas para quem não sabe, o dia do carnaval é 47 dias antes da páscoa. Como o carnaval é numa terça-feira, o domingo de carnaval acontece 49 dias antes da páscoa. A páscoa, por sua vez, acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono (ou primavera no hemisfério norte), ou seja, se baseia no calendário judaico (lunar) e não no calendário gregoriano. A Pessach (páscoa judaica) acontece sempre no dia 14 do mês judaico de Nissan.

Todos os sistemas operacionais modernos e até mesmo milhares de equipamentos embarcados possuem facilidades para se ditar as regras de entrada e saída do horário de verão, para que isso seja feito automaticamente sem intervenção humana a cada ano. A maneira como essa regra é implementada se baseia estritamente no calendário gregoriano, obviamente. Algo como:

Regra clara na Europa:

  • Início: último domingo de março às 1h00 UTC
  • Fim: último domingo de outubro às 1h00 UTC

Regra clara nos EUA e Canadá:

  • Início: segundo domingo de março às 2h00 hora local
  • Fim: primeiro domingo de novembro às 2h00 hora local

Uma sugestão absolutamente lógica para o Brasil:

  • Início: terceiro domingo de outubro às 0h00 hora local
  • Fim: terceiro domingo de fevereiro às 24h00 hora local

Há um artigo interessante na Wikipédia falando sobre o cálculo da data da páscoa, que por muito tempo foi praticamente um enigma. Vários algoritmos surgiram para solucionar o problema, mas todos bastante complexos.

Uma das coisas mais importantes para a economia e a produtividade em geral é a simplicidade dos processos. Tudo que é complicado naturalmente custa mais e torna tudo menos produtivo. Vide a burocracia, ou burrocracia, tão conhecida de nós brasileiros.

Me entristece ver coisas assim quando o mundo está cheio de bons exemplos simples.

"Existem apenas duas coisas infinitas - o Universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo." Albert Einstein
Artigo original publicado em http://hackers.propus.com.br/~marlon/blog/2008/10/04/horario-de-verao-tupiniquim/


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Marlon Dutra

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script