você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Horário de Verão - 2004

Colaboração: Marlon Dutra

Data de Publicação: 19 de Outubro de 2004

Para o desespero de muita gente, o horário de verão não segue nenhum padrão pré-estabelecido no Brasil, assim como acontece em alguns outros países. Sendo assim, todos os anos temos que nos preocupar em atualizar as máquinas para que elas entrem e saiam corretamente do horário de verão.

É sempre bom lembrar que o nome "horário de verão" é de certa forma equivocado. O horário em si nunca muda. O que muda de fato é o fuso horário, que no caso do Brasil, passa de -3:00 para -2:00, em relação à hora GMT (UTC). Então, antes de sair atualizando o seu relógio, deixe ele quieto e se preocupe em atualizar o seu fuso horário.

O mecanismo de fuso horário (timezone) utilizado no GNU/Linux é o mesmo que em vários outros sistemas Unix, o que facilita o intercâmbio de arquivos de configuração.

Na maioria das distribuições GNU/Linux os arquivos de zona fazem parte do pacote da Glibc. No caso do Debian, esse pacote se chama libc6. Como o ajuste de zona não é considerado um parâmetro de configuração, não há meios de mexermos nisso sem pegar o arquivo fonte, alterar e recompilar.

Todos os anos, após o Governo Federal anunciar o decreto do horário de verão, eu tenho feito a correção e publicado no meu site. Você pode pegar o arquivo fonte corrigido e instalá-lo da seguinte forma:

  zic southamerica

O comando gzic vai compilar o arquivo southamerica e colocar os binários normalmente em g/usr/share/zoneinfo/America.

Esse arquivo está configurando o seu computador para entrar no horário de verão em 2 de novembro de 2004 e sair no dia 20 de fevereiro de 2005.

No próximo ano, provavelmente por setembro, a mesma estória se repete.



Veja a relação completa dos artigos de Marlon Dutra

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script