você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Grupo de Lingüística da Insite - Contador de palavras

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 10 de novembro de 2014

Para a criação do livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa eu utilizei um script bastante simples.

Mas porque contar as palavras? É fato bastante conhecido que conhecendo uma fração das palavras de um idioma, podemos desenvolver uma boa competência para a leitura de textos. O livro é todo estruturado neste fato, ilustrando, por meio de frases e exemplos, as palavras mais comuns da língua inglesa. Segundo os dados levantados, as 250 palavras mais comuns da língua inglesa permitem reconhecer cerca de 80% das palavras em textos técnicos. Em uma palestra gravada no Youtube eu explico o conceito em mais detalhes.

Como eu estou sempre fazendo contagem de palavras, eu descobri recentemente um site muito interessante, o Insite. Segundo a descrição do site:

O Grupo de Linguística da Insite tem como objetivo pesquisar e desenvolver produtos relacionados com as áreas de Processamento de Linguagem Natural (NLP), bases de dados para organização de conhecimento com sistemas de recuperação de informação e aplicações de Inteligência Artificial.
Entre os principais resultados obtidos estão a criação de um sistema de busca de alta performance (InSearch) com funcionalidade similar ao Google ou Altavista, criação de um MT (Machine Translator) ou sistema de tradução automática Inglês-Português-Espanhol (InTranslator) e um sistema de chatter bot (InBot) para conversação em linguagem natural utilizando inteligência artificial. O Grupo de Linguística da Insite é coordenado por Rodrigo Siqueira, sócio e diretor de tecnologia da empresa Insite Soluções Internet.

Dentre as muitas ferramentas oferecidas pelo site, está o Contador de palavras e Processador Linguístico. O aplicativo calcula muito rapidamente diversos indicadores, como o número de palavras e frequencia de ocorrencia, quantidade de palavras com números diferentes de letras, percentagem do conteúdo representada pelas palavras mais comuns, e muito mais.

Antes de começar a aprender um idioma, vale a pena investigar quais são as palavras mais comuns. Além do aprendizado de idiomas, podemos usar este mesmo recurso para descobrir, em um conjunto de textos, qual o assunto predominante.

Referências



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Tafarel Carvalho
11 Nov 2014, 15:25
Muito obrigado por todos os ensinamentos, desde muito tempo tenho os ebooks aprendendo a aprender e as palavras mais comuns e esse vídeo também, aguardo por atualizações e novidades, grande abraço.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script