você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gravando Dados pelo K3b 0Gravando Dados pelo K3b 0.81

Colaboração: Paulo Zambon

Data de Publicação: 09 de Julho de 2003

Tendo em vista a dificuldade com a língua inglesa e também para desmistificar um pouco o Linux, resolvi escrever um pequeno tutorial ensinado a gravar dados usando o eficiente programa de gravação K3b. Os testes aqui foram feitos usando o Linux Mandrake 9.1 com o K3b 0.81 em português do Brasil e também o Linux Knoppix 3.2 com o aplicativo na mesma versão 0.81 só que em inglês. Foram gravados dados de várias partições com diferentes tipos de arquivos, isto é, partições Windows usando FAT32 e NTFS e a partição Linux usando Reiser FS do Linux Mandrake 9.1. Foram gravados programas do Windows e arquivos do OpenOffice.org e do MS Office.

Após a gravação que fiz no Linux, visualizei todos os arquivos no Windows Explorer para ver se estavam todos lá e se os mesmos estavam com as respectivas extensões, como se fosse gravado no Windows usando o programa mundialmente conhecido, o Ahead Nero. Após a gravação pude verificar que todos os arquivos estavam certos, com suas respectivas extensões e todos os aquivos em ordem. Lembro mais uma vez que todos os dados foram gravados em partições diferentes, inclusive NTFS em que o Linux somente tem permissão de escrita. Meu intuito neste tutorial é mostrar como se configura o poderoso K3b para que se possa gravar Dados e posteriormente, caso haja necessidade, usá-lo no Windows ou ainda, gravar dados em uma máquina com Sistema Operacional Windows ou Linux que perdeu o boot e que se precisa recuperar os dados lá contidos usando um CD bootável do Linux Kurumin, do Knoppix ou outra distribuição Linux que venha a ter o K3b instalado. Siga as instruções abaixo e veja como é fácil configurar o K3b. Com algumas configurações, que posteriormente você lembrará de cabeça, ficará mais fácil gravar seus CDs usando este programa. Acompanhe, lembrando-se, mais uma vez, que estas configurações correspondem a um CD de dados:

  • Legenda: Port.: Português Ing..: Inglês

Abra o K3b e vá em

  Port.: Arquivo / Novo Projeto / Novo Projeto de Dados Ing..: File /
  New Project / New Data Project

Insira os dados que precisa salvar ou gravar e depois vá em:

  Port.: Queimar (ícone amarelo) Ing..: Burn (ícone amarelo)

Agora o programa abriu uma tela com quatro abas auto configuráveis. Aqui estão os segredos para se configurar corretamente o programa para que o que for gravado seja visto corretamente, inclusive extensões e tudo mais no Windows e no próprio Linux.

  Port.: Aba Configurações Ing..: Aba Settings

Desmarque a opção (que já vem por padrão)

  Port.: Gerar Extensões Rock Ridge Ing..: Generete Rock Ridge Extensions

E marque a opção

  Port.: Gerar Extensão Joliet Ing..: Generete Joliet Extensions

Selecione a aba

  Port.: Avançado Ing..: Advanced

Marque estas duas opções

  Port.: Ocultar arquivos TRANS.TBL no Joliet Ing..: Hide TRANS.TBL in
  Joliet Port.: Permitir tamanho máximo dos arquivos (37 caracteres) Ing..:
  Allow max length filenames (37 characters)

E para finalizar vá até a primeira aba

  Port.: Gravando Ing..: Writing

E em

  Port.: Velocidade Ing..: Speed determine a velocidade de gravação

desejada. Para manter este tutorial como padrão basta salvar as configurações, na aba

  Port.: Gravando Ing..: Writing

e ir, ao lado direito da mesma em

  Port.: Salvar Ing..: Save

Em resumo, são três ou quatro configurações básicas para se gravar como se estivesse gravando pelo Ahead Nero no Windows.

Pronto! Pode gravar a vontade. Vida longa ao Linux! OBSERVAÇÃO: Qualquer um que achar algo errado aqui, pode postar em seguida para futuras discussões. Obrigado pela atenção. Todo o conteúdo deste pode ser distribuido ou publicado desde que se mantenham o seu idealizador e o fórum onde foi publicado. Em tempo comunico que a tradução do K3b para a Língua Portuguesa do Brasil no Mandrake Linux 9.1 foi feita por <marcus_gama (a) uol com br>

Fonte: http://www.linuxdicas.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=714



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Paulo Zambon

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script