você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gravação dos sons do sistema com o aplicativo audio-record

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 11 de julho de 2014

Recentemente têm aparecido no Youtube diversos vídeos em que a narração é feita por meio do serviço Google Translate. Comecei então a investigar uma forma de fazer a gravação utilizando aplicativos disponíveis no sistema GNU/Linux e encontrei o aplicativo audio-record.

Com este aplicativo você pode gravar qualquer tipo de som gerado em seu sistema, como conversas via Skype, o áudio de vídeos do Youtube ou qualquer outro tipo de conteúdo recebido via streaming.

Para instalar o aplicativo em sistemas Debian GNU/Linux e derivados, basta seguir os seguintes passos:

  sudo add-apt-repository ppa:osmoma/audio-recorder
  sudo apt-get update
  sudo apt-get install audio-recorder

Uma vez instalado o programa, basta invocá-lo com o comando audio-recorder.

O uso é bastante simples. Na minha instalação, com a configuração padrão, eu já consegui realizar a gravação do áudio que queria, bastou ativar a geração do áudio e em seguida clicar no botão "Iniciar gravação". Ao clicar nesta botão o texto se transforma em "Parar gravação". Muito simples.

Eu precisei fazer alguns ajustes. O primeiro deles foi o nome padrão dos arquivos a serem gerados. Eu retirei os acentos do nome do arquivo.

Na configuração de áudio (Audio Settings »» Source), podemos ver as opções disponíveis. Como disse antes, não precisei mudar esta configuração.

Eu alterei o formato de saída do arquivo gerado para mp3. Estão disponíveis diversos formatos, como podemos ver pela figura abaixo:

Para usar no Google Translate, basta colar o texto no box da esquerda e selecionar a tradução para o mesmo idioma. Para que seja gerado o áudio do texto, clicar no botão simbolizando um alto-falante. Selecionar como idioma de saída o mesmo idioma do texto de entrada.

Eu vou usar este recurso para gravar as histórias de meu outro site, Contando Histórias.

Ouça um exemplo de gravação, do texto Marcas no Coração.

Referências

Conheça o livro "Scrum: Guia Prático para Projetos Ágeis", de autoria de Cesar Brod

Resenha: O maior desafio desta obra é tornar-se um livro de cabeceira e referência simultaneamente. A expectativa do autor é a de que os leitores o leiam de cabo a rabo e, ao final, o guardem na biblioteca pública de sua preferência para que ele esteja ao seu alcance e ao alcance de todos os demais que, por qualquer razão, não pagaram por ele.

O livro não discute se o Scrum é um processo de engenharia, um método ágil ou um conjunto de ferramentas. O Scrum é uma atitude. Aqui você encontrará histórias sobre o Scrum e métodos ágeis, começando por suas origens, suas aplicações, sempre ilustrando com casos práticos de uso. Várias referências serão apontadas (algumas escritas pelo próprio autor, outras em parceria com Joice Käfer), muitas mais ou menos acadêmicas, para enriquecer a experiência do leitor, mas apenas como acessórios à leitura deste livro.

Em resumo, aqui você encontrará história, contextualização, aplicação, método e documentação. Não espere encontrar burocracia, chatice e opressão. Todo método deve ser divertido. Qualquer livro deve ser prazeroso. Temos plena consciência dos excelentes competidores na prateleira a seu lado, atraindo sua visão.

Downloads

»»» Saiba mais sobre esta obra «««

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Roderico
16 Jul 2014, 20:32
Olá! Ótima dica, basicamente um tutorial! Parabéns!
obs.: O pdf gerado pelo site tá um pouco bagunçado. ;)
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script