você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gravação de arquivos em dispositivo mp3

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 19 de janeiro de 2008

Recentemente eu recebi como presente um mp3 player de capacidade de 1 GB. Entretanto, ao gravar as músicas, ao chegar em 500MB, o sistema acusava que a capacidade do filesystem estava esgotada. Ao verificar, com o comando df, qual a utilização, eu notei que apenas 50% estava sendo usado.

O que estava ocorrendo, na verdade, é que tinha se esgotado o número de entradas possíveis. Em sistemas formatados com FAT16, segundo a man page do comando mkdosfs, este número se situa, por padrão, entre 112 ou 224. No meu caso, antes de se esgotar o espaço em disco, o número de apontadores para os arquivos já havia sido totalmente utilizado. Eu tinha espaço livre mas não podia mais criar arquivos.

Para resolver este problema, eu reformatei o mp3 player com o comando:

  mkdosfs -F 16 -I -r 1024 /dev/sda
-F 16 indica o tipo de particionamento a ser utilizado
-I eu utilizei o dispositivo inteiro (/dev/sda), sem fazer nenhum particionamento. O comando mkdosfs se recusa a prosseguir, a menos que a flag -I seja especificada.
-r 1024 esta é a mágica principal. Eu estou pedindo ao mkdosfs para reservar espaço para 1024 arquivos no diretório raiz

Observação Importante

Todas as operações de formatação de pendrives, mp3 players, etc. devem ser feitas com o máximo de cuidado, pois existe o risco do dispositivo ser totalmente inutilizado. O procedimento acima funcionou para mim mas pode não funcionar para você. A decisão é sua e eu não tenho nenhuma culpa em caso de problemas. Tenho dito :- )


Sun paga US$ 1 bi e compra MySQL AB

Fonte: Notícias Linux

A Sun Microsystems fechou acordo com a desenvolvedora sueca MySQL AB e vai adquirir a empresa.

O CEO da Sun, Jonathan Schwartz, concordou em pagar US$ 1 bilhão para controlar a companhia que desenvolve o banco de dados aberto mais popular do mundo.

O MySQL está instalado em mais de 10 milhões de máquinas no mundo e é utilizado pelo sistema de buscas do Google, no engine do Facebook e está presente, por exemplo, nos produtos da Nokia.

Com a compra, a Sun acredita que poderá usar sua força para aproximar o MySQL de um número maior de grandes corporações."

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012008/16012008-5.shl

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1200529591.html#comentarios



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script