você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Governo disponibiliza Sistema de Inventário Cacic para a sociedade

Colaboração: Mariangela Monfardini Biachi

Data de Publicação: 19 de Maio de 2005

O Ministério do Planejamento e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Privada (Dataprev), do Ministério da Previdência, assinam nesta terça-feira, dia 17 de maio, às 17h, um protocolo de intenções para disponibilizar ao conjunto da sociedade o Sistema de Inventário CACIC. O documento será assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo presidente da Dataprev, Tito Cardoso de Oliveira Neto, no 11º Congresso de Informática Pública (Conip).

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

A ferramenta possui um controlador automático com acesso à base de dados de todos os equipamentos do governo e as informações, mantidas por cada administrador de rede, poderão ser acessadas a qualquer momento pela internet.

O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), desenvolvido em software livre e com a licença GPL (licença pública geral), já foi instalado em 17 mil computadores da administração federal. Mas até então, seu compartilhamento estava restrito aos órgãos do governo federal. A partir de agora, poderá ser adotado também por órgãos públicos estaduais e municipais. A ferramenta também será disponibilizada para entidades e instituições não ligadas ao governo no 6º Fórum Internacional de Software que ocorre em junho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A iniciativa, que segue os princípios do compartilhamento, padrões abertos e licenciamento livre, se integra às ações de estruturação do software livre no governo federal ao disponibilizar seus sistemas para a comunidade. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Presidência da República tem contribuído com o licenciamento do código.

O download do software pode ser feito em http://www.governoeletronico.gov.br/cacic/sisp2/



Veja a relação completa dos artigos de Mariangela Monfardini Biachi

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script