você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Google e Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Novembro de 2001

Ao final desta mensagem, vejam a divulgação do evento "Soluções Corporativas em Linux", em Joinville, Santa Catarina.

Agora a dica de hoje:

O melhor mecanismo de busca na Web (na minha opinião}), o Google, tem ido muito bem financeiramente. Enquanto diversas outras empresas de Internet estão encolhendo ou mesmo desaparecendo, o Google está expandindo a sua infraestrutura rapidamente, dobrando o número de seus servidores nos últimos dez meses, totalizando, em abril de 2001, 8.000 servidores.

Em março foram registrados cerca de 11 milhões de visitantes individuais. O tempo de resposta, apesar de todo este acesso, é rapidissimo.

Ao contrário de empresas de Internet que investiram em sistemas carissimos, o Google baseou toda a sua infraestrutura de computação em servidores com RedHat Linux. São empregados, em grande quantidade, computadores baratos, de potência pequena.

O Google indexa hoje 1.3 bilhão de páginas, armazenadas em mais de um petabyte de espaço em disco. A maioria dos servidores possuem discos rígidos de 80GB, da empresa Maxtor. Usam uma única controladora na maior parte dos casos.

Como se pode ver, este é um exemplo marcante de como um negócio de sucesso como o Google, pode ser implementado de forma eficiente e a um custo bem inferior ao de soluções proprietárias.

Esta mensagem foi baseada em um artigo publicado no site da revista Techweb, e o endereço é http://www.internetwk.com/story/INW20010427S0010. Vale a pena ler o artigo na totalidade pois diversas outras considerações interessantes sobre o sistema Google são apresentadas.


Soluções Corporativas em Linux

A POWER estará realizando um evento que tratará sobre "Soluções Corporativas com GNU/Linux".

Serão ministradas duas palestras super interessantes:

Uma tratará sobre "Segurança da Informação". Esta abordará o assunto mostrando como o GNU/Linux pode ser aplicado para propiciar a segurança necessária para o ambiente corporativo e como isto pode ser viável, tanto pela questão de qualidade quanto de custo.

A outra tratará Sobre "Alta Disponibilidade": Esta mostrará como o GNU/Linux pode ser utilizado para manter aplicações e serviços de missão crítica e que necessitem de "Alta disponibilidade".

O evento se propõe a demostrar (na prática) algumas das soluções implementadas pela POWER com GNU/Linux, entre elas estarão a solução de "Segurança" e de "Alta Disponibilidade". Local: Parthenon Prinz Suite Hotel. Rua Otto Boehm, 525 - Centro - Joinville/SC

Data: 13/11/2001.

Evento Gratuito!

Horários: Início: 08:30 am CoffeBreak 10:00 am Término 12:00 am Mairores Informações: (47) 433-7595 ou http://www.pwr.com.br/evento



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script