você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Google Drive - cadê o travessão (e outros caracteres)?

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 05 de novembro de 2013

Em muitos casos -MDASH- como nesse aqui! -MDASH- pode ser que você queira usar o travessão ( -MDASH- ) para destacar algo em uma frase. Mas como o travessão pode ser inserido nos textos do Google Drive?

Sempre que um caractere não existir, você pode procurar por ele em um texto na web, selecioná-lo, copiá-lo e colá-lo para dentro do texto que você edita no Google Drive. No caso do travessão procure por ele, por exemplo, na Wikipedia. Ali você encontrará a uma tabela similar à esta aqui:

Nome Caractere
Hífen -
meia-risca -NDASH-
travessão -MDASH-

Mas é claro que você não vai querer ficar copiando e colando o travessão a cada vez que tiver que inseri-lo em seu texto. Para resolver isso, use a opção de menu Ferramentas > Preferências e inclua, usando a substituição automática, dois hifens (--) pela meia-risca (da primeira vez, copie e cole a partir da página da Wikipedia) e três hifens (---) pelo travessão. Da próxima vez em que você digitar três hifens e teclar espaço, eles serão substituídos pelo travessão.

Se você usa muitos símbolos matemáticos use, por exemplo, sequências do tipo \pi para que sejam substituídas pelo caractere π (lembre-se de usar a combinação de teclas Ctrl+C para copiar o caractere selecionado e Ctrl+Shift+V para colá-lo em seu documento sem formatações especiais). Isso pode ser um pouco trabalhoso, mas tem que ser feito apenas uma vez para cada documento que você está editando.

Um último truque, se você não quiser repetir esse trabalho a cada documento novo que cria, é criar um documento padrão com todas as substituições automáticas que você precisa, dar a ele o significativo nome de Modelo e, em vez de criar um documento novo, comece sempre abrindo seu Modelo e clicando em Arquivo > Fazer uma cópia -MDASH- dessa maneira, todas as substituições automáticas já criadas por você estarão presentes no documento copiado (lembre-se de trocar o nome dessa cópia).

Cesar Brod é escritor

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Cesar Brod
19 Nov 2013, 15:11
Pode ser, Marco, mas a solução da tecla de composição fica restrita ao dispositivo na qual foi implementada, enquanto a solução implementada via Google Drive (especialmente usando o modelo para a criação de novos documentos) permanece válida, independente do dispositivo por meio do qual o aplicativo é acessado.
Marco
17 Nov 2013, 01:42
Use a tecla de composição. É muito mais rápido, fácil e intuitivo:
http://www.hermit.org/Linux/ComposeKeys.html
Fernando Meira
05 Nov 2013, 21:35
Como diria o Paulo Brito: mas é bom esse Cesar Brod !
Cesar Brod
04 Nov 2013, 08:49
Uma pequena observação! Se você for usar as substituições para o travessão e a meia-risca simultaneamente, certifique-se de primeiro incluir a do travessão (---) e depois a da meia-risca (--), caso contrário, você nunca conseguirá substituir --- por travessão já que os dois primeiros hifens sempre se transformarão na meia-risca. Uma alternativa é usar outro grupo de caracteres para o travessão (como \-).
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script