você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gnu LinuxFUD, portal para defesa de FUD contra o Software Livre, é inaugurado

Colaboração: Cláudio Sampaio

Data de Publicação: 17 de Junho de 2005

Demorou mas aconteceu! Com esta notícia, declaramos o primeiro portal anti-FUD da América Latina, o LinuxFUD, oficialmente inaugurado: todos os seus recursos estão funcionando plenamente e o portal já passou em todos os testes. Clique em LEIA MAIS para saber os detalhes e como fazer melhor uso do LinuxFUD.

O que é o LinuxFUD

O LinuxFUD - http://linuxfud.org - é um portal de comunidade programado especialmente para se dedicar à avaliação e refutação de notícias que disseminam desinformação sobre Software Livre e GNU/Linux, na forma de "Medo, Incertezas e Dúvidas" (Da sigla em inglês: FUD). Já não era sem tempo de um website para isso - com o aumento do uso do carro-chefe do software livre, o Sistema Operacional do Pingüim, muitos mitos, inverdades e ataques diretos foram ditos pelos que temem seu sucesso.

O LinuxFUD chega para preencher um nicho que seus próprios adversários criaram: o de esclarecer, na forma de defesas e contestações de argumentos contrários, sobre os benefícios reais que o Software Livre pode trazer. Existem muitos portais de comunidade já. Qual é o diferencial do LinuxFUD?

Como o LinuxFUD foi planejado desde o início para combater o FUD, uma programação especial para ele foi requerida (veja nos créditos em que nos baseamos). Os recursos convencionais todos dos portais de comunidade estão presentes, através do CMS Drupal: notícias por ordem cronológica, comentários nas notícias, enquetes, indicações de notícias pelo usuário, rastreamento dos comentários, "RSS feed", categorias para as notícias e muitas outras coisas.

Mas o que dá o brilho ao LinuxFUD são seus recursos especiais:

  • Cada notícia pode ser votada pelo seu grau de FUD. Qualquer usuário que acesse o LinuxFUD poderá dar a sua opinião clicando em uma das 6 carinhas de pingüim - de zero a cinco - sobre quão mentiroso, tendencioso ou disseminadoro de desinformação é cada artigo. É claro, em cada notícia o FUDômetro registra o placar atual!

  • As votações são processadas e seus respectivos resultados mostrados num Placar Geral de FUD, englobando três categorias: as fontes de notícias com mais notícias suspeitas, as que têm maior porcentagem média por notícia e as que têm maior porcentagem média por votos totais. Assim, fica muito mais fácil saber quais são as fontes menos confiáveis. Um belo jeito de evitar esquecimentos!

  • O Guia das Falácias de Stephen Downes, uma obra dedicada a identificar os principais falsos argumentos de um discurso, traduzido inteiramente para português e disponível em formato de impressão. Com esse guia, a identificação dos trechos falaciosos fica trivial, e por isso mesmo o LinuxFUD tem um mecanismo de ressalte das falácias no texto, fazendo a dissecação completa da fraqueza de seus argumentos em uma página especial para isso. São os administradores do portal que através de uma interface especial fazem essa dissecação.

  • Você ficou indignado com o conteúdo de um artigo desses e gostaria de expressar isto para sua fonte, mas não tem tempo nem paciência pra isso? O LinuxFUD redige uma carta de indignação pra você, que é feita com o tom de acordo com o placar de FUD atribuído à notícia e com todos os dados preenchidos - nome da fonte de notícias, email de contato, telefone, endereço, placares no LinuxFUD, falácias identificadas e até, se você estiver cadastrado e identificado, seu nome completo e sua assinatura! Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar no seu programa de email ou processador de textos. E se a notícia for tradução de uma em língua estrangeira, a carta de indignação já é feita pra você na língua de destino - você não precisa nem mesmo saber inglês pra responder ao autor de uma reportagem em inglês! Liberdade globalizada!

  • Do mesmo jeito, quando alcançado determinado número de votos acima de determinada porcentagem de FUD na notícia, o próprio site envia sua carta de indignação automática, que fica atribuída à notícia para conferência posterior!

  • Páginas especiais reservadas para Citações e Memória (um resumo global de tudo o que já apareceu no LinuxFUD), que faz com que possamos procurar facilmente tudo o que já foi feito de FUD; Artigos, para nos iluminarmos com textos bem-escritos sobre desinformação contra o Software Livre; e Pesquisas, para servir de referência a todos os momentos em que você desconfiar da veracidade dos dados de uma agência. Essas páginas têm formato pra impressão, para funcionarem como livros e serem consultadas sem computador.

Com a versão 1.0 do LinuxFUD e a conseqüente disponibilização do seu código e sua arte como Software Livre, esperamos conquistar as mentes e corações de um público participativo que ajudará o portal a crescer ainda mais. Algumas partes ainda estão com pouco conteúdo e certamente há ainda muito a se fazer - mas o processo é cumulativo e esperamos, caro leitor, que o LinuxFUD lhe seja útil e passe a ser sua referência a partir deste dia! O time do LinuxFUD

  • Desenvolvedor e idealizador - Patola (Cláudio Sampaio)
  • Administradores/colaboradores - Hudson Lacerda, TaQ (Eustáquio Rangel) e Tango (Gustavo Vasconcelos)
  • Agradecemos também à participação indispensável de Alex Hubner, Kid-X, bardo, Manoel Pinho e outros usuários que tanto ajudaram durante o período beta do portal. Foi de especial valia pelos conselhos jurídicos a ajuda do advogado especializado em Internet Marcel Leonardi.



Veja a relação completa dos artigos de Cláudio Sampaio

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script