você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

GNU Linux - Otimização de parâmetros para criação de partições

Colaboração: Herbert G. Fischer

Data de Publicação: 14 de Maio de 2001

Segue minha experiência com as HDs IDE de 30Gb da Quantum. Acredito que o mesmo possa acontecer com qualquer outro modelo e até mesmo com tamanhos um pouco menores como 20Gb ou até mesmo 15Gb.

Sou usuário assíduo de Slackware quando o instalei numa Hd com 30Gb de tamanho, notava uma perda de performance de disco muito grande quando copiava arquivos com muitos megas de tamanho.

A solução encontrada foi aumentar o parâmetro -i (bytes-per-inode) do mke2fs. Eu fiz a formatação manualmente, antes de rodar o setup da instalação do Slackware. O valor padrão do Slackware varia de 4096 a 1024, o que está muito ultrapassado para a realidade de hoje. Testei várias opções de valores e obtive uma performance muito melhor com valores acima de 16384 (16k). No meu caso, eu dividi o espaço deixado para o Linux (12Gb) em duas partes de 6Gb cada e formatei-os com o bytes-per-inode em 16384. O aumento de performance em todas as operações foi tão grande que parecia estar usando uma HD muito menor.

É importante ressaltar que isto não é um problema do hardware, mas sim do sistema de arquivos do Linux em conjunto com o Slackware, que não foram dimensionados para espaços tão grandes.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Herbert G. Fischer

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script