você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

GNU/Linux como cliente de internet compartilhada via bluetooth em um XP

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 28 de Janeiro de 2009

Você leva o seu notebook GNU/Linux pro trabalho, onde tem Windows XP, e para usar internet no notebook você usa o tradicional protocolo cpccpl (cabinho pra cá, cabinho pra lá)? Seus problemas terminaram!

Compre uma interface bluetooth usb (link abaixo), crie uma rede bluetooth pessoal, compartilhe a conexão ethernet do XP e siga os passos abaixo para conectar o seu notebook nela.

No XP, quando instalei a interface bluetooth da Multilaser que eu comprei, o próprio XP carregou seu aplicativo para pilotar a interface. Mas como ele é muito básico, é necessário descarregar esse programa (ícone junto ao relógio) e instalar o aplicativo proprietário que vem junto com a interface bluetooth, chamado 'bluesoleil'. Esse aplicativo cria as diversas funcionalidades, inclusive uma interface de rede e servidor dhcp.

Compartilhe a conexão ethernet (a conexão real do XP, não a criada pelo bluetooth), clicando o direito no ícone da rede ethernet > status > Propriedades > Avançado. Lá tem a opção Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet (tem que ser administrador da máquina para habilitar isso).

Partindo do ponto em que do lado do XP está tudo correto, no GNU/Linux faça (não precisa digitar os números entre parênteses):

(1) modprobe bnep

(2) pand --listen --role PANU

(3) Na tela do bluesoleil (XP), após escanear os dispositivos bluetooth existentes, clique o direito no ícone do seu notebook (vai estar 'orbitando' em torno do XP, na figura em forma de sistema solar), e escolha Connect > Personal Area Network. Isso faz o notebook acusar conexão bluetooth com o XP.

(4) pand --connect ENDEREÇO-MAC-DO-XP

(5) ifconfig bnep0 up

(6) dhclient bnep0

(todos os comandos acima como root)

Explicando

  1. Carrega o módulo tcp/ip e emulação ethernet para bluetooth
  2. Define que o papel da conexão bluetooth será de cliente (PANU = "pan user")
  3. Primeiro cria-se uma conexão bluetooth com o XP, depois negocia-se o IP.
  4. ENDEREÇO-MAC-DO-XP é o endereço de hardware da interface bluetooth que você colocou no XP. Deve ser fácil consultar isso na própria tela do bluesoleil, ou então use o hcitool no GNU/Linux:

      neutron:/# hcitool scan
      Scanning ...
            00:11:6f:3E:2b:3B       Nokia 2760
            00:10:14:2A:a7:3D       Meu-XP
    
    O segundo MAC (Meu-XP) é o correto.

  5. Cria a interface de rede via bluetooth

  6. Pede IP ao servidor dhcp do bluesoleil.

A rede criada entre o GNU/Linux e o XP é um nat, ou seja, invisível ao mundo externo. Outra vantagem é que a interface bluetooth é super-baratinha, e você pode levar consigo na mochila pra qualquer canto, ela tem as dimensões de um pendrive. E pode ser uma solução para criação de uma rede sem fio de curto alcance, até para mais de um micro, desktop, notebook, e demais gadgets, incluindo smartphones com bluetooth.

Adaptado de http://bluez.sourceforge.net/contrib/HOWTO-PAN

Veja imagens da interface bluetooth, de diversos fabricantes.

Preços de interfaces bluetooth usb. Apesar destas lojas serem do Rio, muitas vendem por sedex para o Brasil inteiro. Procure pelo ícone do aviãozinho junto aos nomes das lojas: http://www.boadica.com.br/query04.asp?ClasseProdutoX=9&CodCategoriaX=52


Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais

A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da Universidade de São Paulo (USP) acaba de disponibilizar, para consulta livre na Internet, algumas das principais obras do acervo da universidade, que inclui livros anteriores à sua fundação.

A iniciativa tem o objetivo de colocar preciosidades, algumas dos séculos 15 e 16, à disposição de um público mais amplo sem, por outro lado, danificá-las pelo manuseio.Trata-se ainda, segundo os organizadores, de ampliar e democratizar o acesso a informação.

Lvros foram digitalizados integralmente e estão disponíveis para consulta ou impressão para uso não comercia.Entre os títulos está o Liber Chronicarum, uma história do mundo escrita em 1493, ricamente ilustrada e colorida à mão, com texto em gótico e notas manuscritas, além de Ordenações de Dom Manuel, de 1539, livro que traz em sua primeira folha uma xilogravura representando as armas portuguesas.

Mais informações: www.obrasraras.usp.br

Fonte: agência Fapesp 22/1/2009



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script