você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Ginga - a Tv Digital no Software Público

Colaboração: Frederico Palma

Data de Publicação: 25 de Junho de 2007

Matéria divulgada no Portal do Projeto Software Livre Brasil esta semana anuncia o lançamento do software da Tv Digital Brasileira, o Ginga, como software público. O evento está previsto para o dia 03 de julho, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, no Rio de Janeiro.

Os detalhes sobre o lançamento do Ginga podem ser vistos integralmente na matéria retirada do Portal. http://www.softwarepublico.gov.br/web/one-entry?entry%5fid=1115761

Em reconhecimento à cultura, arte e contínua luta por liberdade do povo brasileiro, Ginga foi escolhido como nome do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital. O middleware é um software que oferece uma série de facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e aplicativos para TV Digital, entre elas a possibilidade desses conteúdos serem exibidos nos mais diferentes sistemas de recepção, independente do fabricante e tipo de receptor (TV, celular, PDAs etc.).

Ginga Brasil é um conjunto de eventos que tem como objetivo apresentar e transmitir os conhecimentos e desenvolvimentos realizados pelo Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio, que, em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba, foram os criadores do middleware Ginga.

Ginga Brasil é uma iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), da Tangolomango e da PUC-Rio, que tem como objetivo trazer para o público em geral, e para as comunidades de baixa renda em particular, a possibilidade de apropriação do conhecimento gerado no Laboratório TeleMídia nos últimos 18 anos de pesquisa em sistemas hipermídia e TV digital.

A licença, os fontes e demais recursos necessários serão disponibilizados no portal Software Público, mantido pela Secretária de Logística e TI do Ministério do Planejamento (http://www.softwarepublico.gov.br) O conjunto de eventos iniciar-se-á com o anúncio, no dia 03 de julho de 2007 às 15:45 no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, da liberação, em código aberto sob licença GNU/GPL, de todo o ambiente declarativo do middleware Ginga, que permitirá não só o desenvolvimento de aplicações e conteúdos interativos para TV digital brasileira usando as linguagens NCL e Lua, mas também que programadores possam contribuir com o desenvolvimento e evolução da própria linguagem NCL e do middleware.

Não apenas o ambiente declarativo Ginga será disponibilizado em código aberto, mas também a ferramenta Composer , que permite o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações e conteúdos interativos, de forma gráfica, mesmo por usuários sem qualquer conhecimento prévio de programação. Espera-se também que a comunidade de software livre possa melhorar e, principalmente, estender as facilidades dessa ferramenta de autoria. Junto com o lançamento em código aberto do middleware e da ferramenta de autoria, uma série de sugestões de possíveis melhoras e extensões será apresentada à comunidade de software livre.

Uma Oficina de Programação NCL (4 dias), no mês de julho, será oferecida pela ASL em local ainda a ser divulgado, dando início a uma série de eventos de treinamento: oficinas, palestras, maratonas etc.

Com o objetivo de levar às comunidades de baixa renda todo o conhecimento gerado, Ginga Brasil coordenará nas 5 regiões do país (nas cidades de Manaus, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre), de 1 a 7 de outubro, dentro da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, oficinas de produção de conteúdo interativo para TV, que culminará, no último dia, com uma maratona de produção de conteúdos interativos pelas comunidades. Tais oficinas terão o apoio de membros das próprias comunidades, que serão treinados, durante o mês de setembro, pela equipe Ginga da PUC-Rio. Parceiros do Ginga que quiserem promover oficinas de NCL durante a primeira semana de outubro em outras cidades contarão com nosso total apoio. Duas dessas oficinas já estão programadas pela ONG Movimento EMAUS, em Fortaleza, e outra pelo Departamento de Informática da UFMA, em São Luís.

Nas oficinas do mês de outubro, será dada a partida, sob a coordenação da Tangolomango, à concepção de uma produção interativa, a ser apresentada em paralelo ao IGF (Internet Governance Forum), evento da ONU, que terá seu próximo encontro no Brasil, organizado pelo CGI.br, no período de12 a 15 de novembro.

Dando continuidade ao processo de divulgação da linguagem NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital, serão ministradas oficinas durante um evento internacional que ocorrerá em fevereiro em São Paulo.

Finalmente, uma grande maratona Ginga, NCL e Lua, fecha a série de eventos Ginga Brasil no 9º. Fórum Internacional de Software Livre (FISL 2008). Informações adicionais podem ser obtidas em: http://www.ncl.org.br



Veja a relação completa dos artigos de Frederico Palma

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script