você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

GfxTablet - Desenhe com seus dedos, no Gimp, usando seu tablet Android

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 13 de setembro de 2013

O projeto GfxTablet transforma seu tablet ou smartphone Android em uma mesa digitalizadora servindo, dentre outras coisas, para você desenhar à mão livre em softwares como o Gimp. Caso o seu hardware permita, o GfxTablet oferece sensibilidade à pressão - ou seja, se você pressionar com mais força seu dedo no tablet, o risco sairá mais grosso no Gimp.

Para usar o GfxTablet você precisa, inicialmente, instalar em seu computador o driver que será o responsável pela comunicação entre ele e seu tablet. Ainda que, na página do projeto, você encontre o binário do driver já compilado para as versões mais recentes das distribuições Ubuntu e Fedora, o processo de compilação é bastante simples e está reproduzido, passo-a-passo, a seguir. Antes disso, porém, você já deve ter instalado os pacotes git e build-essential, o que no Debian e derivados é feito com o comando:

  sudo apt-get install git build-essential

Abaixo está a cópia dos comandos executados em meu terminal, rodando em um Linux Mint 15, mas toda essa "receita" pode ser executada sem problemas em outros sabores do Linux. Seus comandos são digitados nas linhas que possuem os caracteres "~" e "$" nelas, as demais são as respostas do sistema.

  ~ $ git clone git://github.com/rfc2822/GfxTablet.git
  Cloning into 'GfxTablet'...
  remote: Counting objects: 239, done.
  remote: Compressing objects: 100% (132/132), done.
  remote: Total 239 (delta 94), reused 213 (delta 77)
  Receiving objects: 100% (239/239), 838.21 KiB | 295 KiB/s, done.
  Resolving deltas: 100% (94/94), done.
  ~ $ cd GfxTablet/driver-uinput/
  ~/GfxTablet/driver-uinput $ make
  cc     networktablet.c protocol.h   -o networktablet
  ~/GfxTablet/driver-uinput $ sudo ./networktablet
  GfxTablet driver (protocol version 1) is ready and listening on 0.0.0.0:40118 (UDP)
  Hint: Make sure that this port is not blocked by your firewall.

Neste terminal onde você executou o comando, você receberá informações de estado para cada ação executada em seu tablet ou smartphone rodando o GfxTablet.

Agora, em seu tablet, visite a loja Google Play e faça uma busca pela aplicação GfxTablet, efetuando sua instalação como se fosse a de um aplicativo qualquer e abrindo-a quando instalada. O aplicativo pedirá que você informe o IP do computador com o qual se comunicará. Você sabe como fazer isso, certo? Uma das maneiras é através do comando ifconfig, ilustrado abaixo. O nome da interface dependerá de seu hardware, mas deve ser algo do tipo eth0, wlan0, ath0 ou algo parecido e o endereço IP é mostrado ao lado de inet end.

  $ ifconfig
  eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW ec:a8:6b:ba:94:5d
         inet end.: 192.168.1.102  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
         endereço inet6: fe80::eea8:6bff:feba:945d/64 Escopo:Link
         UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
         pacotes RX:1280930 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
         Pacotes TX:1491549 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:1
         colisões:0 txqueuelen:1000
         RX bytes:766701912 (766.7 MB) TX bytes:318897682 (318.8 MB)

Ou seja, para o meu caso, o endereço IP é 192.168.1.102.

A parte mais bacana vem agora! Em seu computador, abra o Gimp (ele está instalado, por padrão, na maior parte das distribuições Linux e, se não estiver, para as distribuições baseadas em Debian instale-o com seu gerenciador de pacotes preferido ou com o comando:

  sudo apt-get install gimp

No Gimp, no menu Editar -> Dispositivos de Entrada, selecione "Network Tablet" e, na seleção de Modo, escolha "Tela" (ou "Janela", veja com qual modo você se adapta melhor). Clique em "Salvar" e feche a janela de configuração para voltar ao Gimp. Em seu tablet, saia da tela de configurações clicando no ícone "<" no canto superior esquerdo da tela. Se tudo funcionou bem, na janela onde você está rodando o networktablet você já começa a receber as informações de coordenadas x e y de seu dedo percorrendo o tablet, assim como a pressão que você está aplicando a ele (caso seu hardware tenha o suporte à sensibilidade de pressão).

Agora, chame seus amigos e mostre sua mais nova proeza!

Página do GfxTablet

Leia o capítulo 8 do novo livro de Cesar Brod: De tartaruga à cobra - programação e arte, a ser lançado em breve pela Novatec Editora.


Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Opinião dos Leitores

Guilherme
20 Mar 2015, 23:04
Poderia-se usar umha tablet LG (ou qualquer marca) com o gfx Tablet por meio do USB?
Marcos Ramos
13 Set 2013, 11:11
A linha a seguir:

git clone git://github.com/rfc2822/GfxTablet.git

Quando utilizada em ambiente com firewall, pode ser que seja bloqueado e o comando termina em erro. ao invés do comando acima, consegui prosseguir com a configuração utilizando a alteração abaixo:

git clone http://github.com/rfc2822/GfxTablet.git
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script