você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gerenciando vários torrents

Colaboração: Luis Felipe Strano Moraes

Data de Publicação: 23 de Novembro de 2004

Um dos maiores problemas que as pessoas que usam torrent tem é gerenciar vários torrents que estão rodando ao mesmo tempo.

Essa é uma das principais razões para que outros clientes tenham sido desenvolvidos. Porém o cliente "oficial" (www.bitconjurer.org) possui um modo muito interessante de fazer isso.

Dos vários programas em Python que vêm com ele, dois são usados para isso : btlaunchmany.py e btlaunchmanycurses.py .

Ambos recebem um único parâmetro na linha de comando : o diretório que eles devem observar. Na hora que você roda eles, eles procuram todos os arquivos com a extensão .torrent e abrem eles ao mesmo tempo, e conforme você adiciona arquivos .torrent a esse diretório, eles automaticamente iniciam o download.

O btlaunchmanycurses.py , como o próprio nome já diz, é uma interface em Curses, útil se você quiser controlar os seus downloads por exemplo por SSH, porém sem muitas funcionalidades.

Já o btlaunchmany.py , ele faz a mesma coisa que o curses, porém sem uma interface. Num intervalo regular, ele imprime na tela o status dos torrents. Embora possa parecer bem tosco, isso é interessante caso você queira acompanhar como estão seus downloads mas você não tem certeza se terá acesso a um cliente de SSH . Você pode redirecionar a saída dele para um arquivo (só tome cuidado, pois esse arquivo cresce de forma bem rápida), e utilizar outros utilitários para poder por exemplo criar uma página que mostra o status dos seus downloads. Utilizando o programa tail do *nix por exemplo, você pode fazer ele mostrar só o final do arquivo de log, e criar um script em PHP que mostra somente esse finalzinho.

Se você estiver com tempo livre, pode também criar uma página com um formulário para envio de arquivos, e você poderá fazer upload de um .torrent para ser baixado na sua casa de qualquer lugar.

Uma outra utilidade também do btlaunchmany.py é rodar o bittorrent como uma espécie de daemon.

Mais informacões sobre como usá-lo podem ser obtidas na página oficial do projeto



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Luis Felipe Strano Moraes

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script