você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gerenciamento de Listas com Mojo Mail

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 21 de Fevereiro de 2002

Fazia muito tempo que eu vinha procurando um software que me permitisse gerenciar a lista Dicas-L de forma mais eficiente, e ao mesmo tempo propiciar a seus assinantes uma maneira mais simples e descomplicada de se cadastrar e descadastrar.

Enfim, descobri. Quem se cadastrou na lista Dicas-L recentemente, ou visitou seu website, deve ter notado na página principal um campo para preenchimento do email com as opções "Cadastrar" ou "Descadastrar".

O software que faz toda esta mágica chama-se "Mojo Mail" e foi desenvolvido por Justin Simoni e fica hospedado em http://mojo.skazat.com/

O Mojo Mail oferece uma infinidade de opções. Uma das coisas essenciais, que a Dicas-L não tinha, é a exigência de que a pessoa confirme sua inscrição. Desta forma garante-se que as assinaturas sejam autênticas e impede-se que pessoas sejam cadastradas na lista contra sua vontade. O descadastramento também pode ser feito com a exigência de confirmação, porém eu não ativei esta opção.

Este software pode ser usado para gerenciar listas eletrônicas mesmo para quem assina um plano básico de hospedagem de páginas. Tudo que você precisa é acesso a um diretório CGI, pois o programa é escrito em Perl. Eu tenho usado este software para gerenciar a lista de anúncios que mantenho no site http://www.idph.net

A única desvantagem é que para postar as mensagens você precisa acessar o website. No caso da Dicas-L eu uso o mojo_mail apenas para gerenciar o cadastramento e descadastramento dos assinantes. Outra característica fantástica é o envio de uma URL que permite que a pessoa se descadastre da lista com apenas um clique. De vez em quando eu envio mensagens para a Dicas-L usando o Mojo Mail, de forma a que quem quiser sair o possa fazer de forma rápida e imediata. Na mensagem de despedida para quem se descadastra o sistema envia um breve agradecimento e uma URL que permite que a pessoa se cadastre novamente, também com apenas um clique.

Para mim tem sido um grande alívio ter encontrado este software. Eu já havia tomado algumas providências para diminuir o incômodo aos assinantes que desejavam se descadastrar e não conseguiam. Agora, com o Mojo Mail eu acho que cheguei próximo à perfeição. É claro que não vou conseguir eliminar os problemas por completo, mas certamente vou diminuir bastante os transtornos.

Para encerrar, estou incluindo uma mensagem desaforada que recebi recentemente de uma pessoa que queria sair da lista. Vejam só:


  Está mensagem não autorizada constitui infração penal, sujeita aos vigores
  da lei.
  
  Conforme aconselhado envio copias desta para POLICIA FEDERAL e COMITE GESTOR,
  tambem informo estar monitorando suas atividades criminosas, sendo assim
  estarei punindo por meios proprio caso necessario.

Vejam só o que eu tenho que aguentar :-)



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script