você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gerando imagem do seu HD

Colaboração: Lincoln Zuljewic Silva

Data de Publicação: 13 de Fevereiro de 2006

Sempre quis fazer um backup do meu linux em um arquivo, do HD inteiro, inclusive das partições e nunca soube como, até que achei neste site (http://www.codepoets.co.uk/docs/system_imaging - em inglês) como fazer isso.

No site original, o autor explica como fazer isto com o comando dd e com o comando tar

Segue abaixo um breve resumo em português de como fazer tal comando utilizando o dd, que na minha opinião é a mais prática.

Introdução

Como fazer uma imagem clone de um sistema linux para usar posteriormente para fazer um restore, ou para reinstalar esta mesma imagem em diversas máquinas rapidamente.

Assunto:

linux, dd, knoppix, clone, ghosting

Conteúdo:

Reinstalar diversas máquinas com essencialmente o mesmo conteúdo para economizar tempo...Abaixo está descrito como "clonar" máquinas com Linux.

Fazendo uma cópia fiel do disco.

Tal comando deve ser executado sem que o disco a ser copiado esteja em uso, você pode fazer isso, utilizando o Knoppix CD ou até o Kurumin

  dd if=/dev/hda | gzip --fast > hda.img.gz

O comando dd irá criar uma cópia do if (Input File=hda - primeiro disco IDE) e jogará para o gzip comprimir tal imagem em hda.img.gz.

Para restaurar tal imagem:

  gzcat -dc hda.img.gz | dd of=/dev/hda

O comando gzcat faz um cat no arquivo imagem já executando o gunzip e manda para o dd of (Output File=hda - primeiro disco IDE).

O uso do Gzip pode salvar uma grande quantidade de espaço da imagem (geralmente 50%), sendo que o seu uso é opcional.

O dd lê cada nível de bloco do seu disco, ele irá ler cada bit no disco. Será um processo lento, porém se você tem um bom hardware, um bom espaço em disco livre disponível e é "insano", tal comando irá cair como uma luva. Uma grande vantagem, é que será copiada também a tabela de partições do disco, economizando assim, todo o tempo de instalação e criação das partições manualmente.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Lincoln Zuljewic Silva

Opinião dos Leitores

Marcos Carraro
01 Abr 2011, 09:29
Bom Dia.
Desenvolva um script. Onde ele ira pegar o backup, e lhe pedir onde queres restaurar, é muito fácil desenvolver, utilize algumas coisas como o read, e jogue as variáveis para um campo onde será efetuada a restauração.
EDUARDO
17 Fev 2011, 12:41
OLA VC DIZ COMO CLONAR. POREM GOSTARIA DE SABER COMO GERO UMA ISO DO MEU HD COM LINX E COLOCO EM UMA MIDIA DE DVD PARA RESTAURAR DO SISTEMA.

TENHO O PARTIMAGE E QUERO GERAR UM BACKUP DO MEU SISTEMA OPERACIONAL LINNUX E DEPOIS INSTALAR PELO DVD.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script