você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Gateway em redes com acesso Dial-Up

Colaboração: Wagner de souza

Data de Publicação: 27 de Novembro de 1999

Quando configuramos uma conexão dial-up no Win95, por padrão, todos os pacotes IPs são roteados para o provedor à qual a configuração dial-up foi configurada (caixa de verificação "Utilizar gateway padrão em rede remota" das propriedades da conexão dial-up).

No caso de uma rede local utilizar um gateway interligando várias sub-redes, uma delas com um servidor proxy utilizando dial-up, os pacotes IPs referentes à Intranet são roteados perfeitamente para o gateway definido em "Propriedades de Rede" do Painel de Controle. Porém, quando o servidor proxy se conecta à Internet, os pacotes IPs são roteados pelo proxy para o provedor Internet, e tudo pára de funcionar para as sub-redes que não estão no mesmo segmento do servidor proxy.

Para contornar este problema, deve-se utilizar o utilitário Route do Win95. No servidor proxy deve-se incluir algumas linhas na tabela de roteamento, uma para cada sub-rede presente na rede local. Por exemplo, supondo que o servidor proxy tenha o seguinte IP, 192.168.1.23, e que o gateway desta sub-rede seja 192.168.1.15. Para rotear algum pacote para um computador presente em uma das sub-redes e cujo endereço seja 192.168.2.4, deve-se incluir a seguinte linha de comando no servidor proxy :

  ROUTE  ADD  192.168.2.0  MASK  255.255.255.0  192.168.1.15

Isto faz com que os pacotes não seja direcionados para o provedor, e sim para o gateway da rede local.



Veja a relação completa dos artigos de Wagner de souza

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script