você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

GanttProject

Colaboração: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Data de Publicação: 31 de Julho de 2006

Para quem não sabe o que é, e quer um motivo para se interessar por esse assunto, o Gantt Project gera gráficos de Gantt, ;-).

É uma ferramenta muito poderosa para gerenciamento de projetos, planejamento, organização em geral, etc. Se você possui um projeto a ser feito ou uma idéia na cabeça e quer colocá-la em ordem no papel, o gráfico de Gantt pode te auxiliar nisso.

Já para você que conhece gráfico de Gantt, mas prefere usar o Excel para sua organização, porque tem medo do MSProject, ou simplesmente não pode instalar cópias piratas do Project no seu serviço, e faz muito bem, o GanttProject pode ser muito útil, uma ferramenta simples de lidar e com bons recursos.

Instalação

Fácil de instalar, tanto no Linux quanto no Windows, basta fazer o download do arquivo ZIP no site http://ganttproject.sourceforge.net/download.php ou o executável ou ainda o RPM, várias opções, supondo porém que baixou o arquivo ZIP, basta descompactá-lo e executar o script ganttproject.sh ou no Windows ganttproject.bat.

Utilização

Bom, já "instalei", e agora?

Não sou expert em gráfico de Gantt, realmente é uma ferramenta poderosa e associada a outras funções pode se tornar algo bem complexo, porém nós mortais também temos o direito de ter nossos projetos organizados, seja a construção da casa, o desenvolvimento de um novo software/site, gerenciamento de equipes a criação de uma nova empresa.

Basicamente os dados que devemos inserir são:

  • Nome da Tarefa
  • Data de Início
  • Data de Término

Com isso já temos a visualização das tarefas de uma forma mais agradável, e isso é o gráfico de Gantt.

Um pouco mais além

Gostei do assunto, quero um pouco mais!

É possível adicionar Recursos, que infelizmente, na tradução para o português ficou como Pessoa, o que também é possível adicionar. Quero atribuir tais tarefas a tais pessoas, e cada uma vai dedicar X% do tempo para cada tarefa, sim é possível, e o mais legal é que podem ser máquinas, e no planejamento de uma produção, enquanto uma máquina está executando uma tarefa, tenho que ocupar a outra com outra tarefa e é necessário esperar terminar o processo anterior, é possível configurar predecessores, tarefas que só começam após outras finalizadas.

Configurar finais de semana e feriados para o planejamento não sair do controle quando acontece feriado na quinta-feira e a turma resolve emendar o feriadão.

E se você controla vários projetos relacionados, basta associá-los em um só.

Conclusão

O GanttProject é uma alternativa livre muito útil para você que pretende organizar melhor seu tempo controlando seus projetos.

Um material mais passo a passo com um exemplo para quem deseja começar, está disponível sob licença Creative Comons em: http://professortarcisio.com/arl/ganttproject/ganttproject.odt (Writer BROffice)



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Opinião dos Leitores

Jansen
12 Mai 2015, 01:11
Quero fazer o gerenciamento por horas de em cada tarefa. Não encontrei esta opção, como eu faço ?
4zeros
22 Jul 2011, 10:06
gostei do post onde posso ter mais informacoes detalhadas pois estou a fazer um trabalho de tcc falando de muitas ferramentas para gestao de projectos
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script