você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

G4U - Ghost for Unix

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Fevereiro de 2003

Existem várias alternativas para se fazer replicação de sistemas operacionais em múltiplos equipamentos.

Eu fiz a avaliação de diversos deles e gostei muito do G4U, ou Ghost for Unix. Este software, desenvolvido por Hubert Feyrer, da Alemanha, é um disquete com uma versão adaptada do NetBSD instalada (apenas o mínimo necessário) e o software para clonagem, que na verdade são apenas dois shell scripts.

O software gera uma imagem do disco rígido e a transfere via ftp, no formato compactado, para um servidor de imagens. É empregado o DHCP para obtenção do número IP do equipamento a ser clonado e informações de roteamento.

Como é processada uma imagem do disco, pode-se clonar qualquer tipo de sistema operacional. O ideal é que os computadores possuam componentes de hardware semelhantes, mas isto não é obrigatório. Como o G4U não faz a adequação do tamanho das partições, o ideal é que os discos sejam ao menos de mesmo tamanho, ou que você restaure um disco pequeno em um disco grande (e nunca o contrário).

Eu fiz testes com diversas distribuições Linux. Eu fiz a clonagem de uma máquina com o Mandrake instalado e a recuperei em um outro equipamento. O procedimento foi um completo sucesso e no primeiro boot o próprio sistema Mandrake reconfigurou os componentes de hardware que eram diferentes. Em menos de 10 minutos o sistema estava completamente em ordem.

É extremamente simples de se usar e inacreditavelmente eficiente.

O projeto fica em http://www.feyrer.de/g4u/



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script