você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de Maio de 2003

Inscrições: http://www.softwarelivre.org/forum2003

COM O APOIO DE GOVERNOS E EMPRESAS, FÓRUM INTERNACIONAL DEBATE SOFTWARE LIVRE EM PORTO ALEGRE

Está tudo pronto para o 4º Fórum Internacional Software Livre, nos dias 5, 6 e 7 de junho, na PUC, em Porto Alegre. O evento, o maior do gênero na América Latina, contará com mais de 200 palestrantes nacionais e estrangeiros e 3 mil participantes.

Este ano, o FISL conta com o apoio do governo federal, que falará sobre seus projetos de inclusão digital. O governo estará representado pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), Secretaria de Logística do Ministério do Planejamento, Serpro, Caixa Econômica Federal e Eletronorte.

O ITI será representado por seu presidente, Sergio Amadeu da Silveira, que teve uma experiência bem-sucedida de uso de software livre na administração pública em São Paulo. O gaúcho Rogério Santanna apresentará os projetos da Secretaria de Logística do Ministério do Planejamento. O ministro José Diceu (Casa Civil) já declarou que a inclusão digital é importante para o país, podendo ser viabilizada por meio do uso de software livre.

Entre os palestrantes destacados do 4º Fórum estão o presidente da Gnome Foundation, Miguel de Icaza. Mexicano radicado em Boston (EUA), ele foi apontado pela revista Time como um dos grandes inovadores na área da tecnologia. Outros nomes de destaque são Bdale Garbee (EUA), da HP e do grupo Debian; David Axmark (Suécia),criador do MySQL, mais conhecido banco de dados de código aberto; Diego Saravia (Argentina), da ONG Hipatia; Juan Tomás Garcia (Espanha), do Hispalinux; Claudio Menezes, representante da Unesco no Uruguai; e Marcelo Tosatti, o jovem brasileiro responsável pela administração do núcleo do Linux, o mais conhecido sistema operacional livre.

A Feira de Soluções Livres, que acontecerá pela segunda vez, colocou à disposição 20 estandes, rapidamente reservados por empresas que desejam apresentar seus produtos e serviços. Por falar em empresas IBM, Itautec e Cisco, entre outras grandes, estão apoiando o 4º FISL. Paralelamente, como nas edições anteriores, ocorrerá o workshop acadêmico.

A Prefeitura de São Paulo trará de ônibus um dos seus telecentros e o instalará na PUC.São 20 computadores rodando em software livre, inclusive adaptados para o uso de portadores de necessidades especiais.

De vários Estados e do Uruguai 38 caravanas foram organizadas para participar do evento. Além de ônibus, os grupos se deslocarão de avião até Porto Alegre para a grande festa da liberdade e do conhecimento.

O Fórum é promovido pelo Projeto Software Livre RS, Prefeitura de Porto Alegre e PUCRS. Incluem-se entre os apoiadores a Procergs, Procempa, Facudadade de Engenharia da PUC, Seprorgs, Assembléia Legislativa, Senado, Brasil Telecom, UERGS, UFRGS, Unisc e Unisinos.

O governador Germano Rigotto e o prefeito de Porto Alegre, João Verle, estarão presentes na abertura do Fórum, às 9h do dia 5.

Integrantes do Projeto Software Livre RS, Marcelo Branco e Mario Teza,afirmam que o Fórum, como nos anos passados, será uma grande festa da "liberdade do conhecimento", já que as pessoas envolvidas são favoráveis a que a inteligência da informática não fique oculta e sim aberta e transparante. O software livre se caracteriza por permitir acesso ao código fonte dos programas, que podem ser modificados, copiados e redistribuídos livremente. Sua adoção por administrações públicas carentes de recursos viabiliza projetos em áreas importantes, como educação e saúde.

As incrições poderão ser feitas através do site www.softwarelivre.org/forum2003

Assessoria de Imprensa do Projeto Software Livre RS

F: (51) 3289-6225

Marisa Ribeiro (51) 9914-9236 e Carlos Souza (51) 9212-8474

<press (a) softwarelivre org>



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script